Transporte Escolar: Detran|ES realiza Operações de Fiscalização para Garantir Segurança aos Estudantes
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promoveu duas operações nesta semana com o intuito de fiscalizar o transporte escolar nos municípios da Serra e de Vila Velha. As ações, realizadas nos dias 4 e 5 de março, tiveram como objetivo verificar a regularidade dos prestadores desse serviço e assegurar mais segurança aos estudantes. A Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES (Gefit) foi responsável pela coordenação das operações.
Segundo o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a principal meta das operações é proteger a integridade física e a vida dos estudantes durante seus deslocamentos para as escolas. Vieira destacou a importância da atenção dos pais, responsáveis e colaboradores das instituições de ensino em relação ao veículo e ao condutor, e incentivou denúncias em caso de identificação de problemas. A parceria entre a população, a comunidade escolar, os pais e as forças de segurança fortalece o combate ao transporte escolar clandestino ou irregular no Espírito Santo.
Na Serra, a operação realizada na terça-feira contou com equipes do Detran|ES, da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT), e do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT). Durante a ação, que ocorreu em uma escola do bairro Barcelona nos horários de saída do turno matutino e entrada do turno vespertino, foram lavrados 17 autos de infração, 11 veículos escolares abordados e três veículos removidos para o pátio do Detran|ES, com a apreensão de documentos.
Já em Vila Velha, a fiscalização realizada na quarta-feira contou com a presença de agentes do Detran|ES, da Polícia Civil (DDT) e da Guarda Municipal (GMVV). A operação, realizada próxima a uma escola do bairro Cobilândia, ocorreu nos horários estratégicos de saída e entrada dos alunos, resultando na abordagem de 27 veículos de transporte escolar, na lavratura de 23 autos de infração e na remoção de quatro veículos para o pátio do Detran. Três Termos Circunstanciados de Ocorrência foram lavrados por exercício irregular da profissão.
Durante as operações, as principais infrações identificadas nos dois municípios foram: condutores sem autorização para transportar escolares, veículos com licenciamento anual vencido e em mau estado de conservação. O gerente de Fiscalização de Trânsito de Vitória, Jederson Lobato, destacou a importância das ações para inibir o transporte clandestino, garantindo a segurança no trânsito e o deslocamento seguro dos alunos.
A realização de operações integradas foi ressaltada pelos responsáveis, que destacaram o trabalho em conjunto das forças de segurança para proteger vidas no trânsito. O esforço em fiscalizar o transporte escolar foi enfatizado como uma maneira de preservar a segurança dos usuários e evitar situações de risco.
No balanço das operações, 38 vans foram abordadas, 7 removidas, totalizando 40 autos de infração. Para garantir a regularidade do transporte escolar, é fundamental realizar verificações como o uso da faixa amarela com a inscrição “escolar” no veículo, o selo de conformidade no vidro dianteiro, a presença de credenciais de identificação para o condutor e o monitor, o Termo de Autorização do veículo, cintos de segurança adequados e placas vermelhas ou Mercosul. Todo condutor de veículo escolar deve possuir habilitação na categoria “D”, estar devidamente cadastrado no órgão de trânsito e ter sua CNH inspecionada anualmente.
A regularidade do transporte escolar pode ser verificada no site do Detran|ES, onde é possível consultar se o veículo e o motorista estão autorizados a prestar o serviço. A legislação exige que todos os transportes escolares no Espírito Santo passem por vistorias semestrais e estejam em conformidade com as normas estabelecidas. Caso seja identificada alguma irregularidade, a população pode realizar denúncias através do telefone 0800 022 11 17 ou do e-mail ouvidoria@es.gov.br, contribuindo para a segurança e a regularização dos serviços de transporte escolar.
Em conclusão, as operações realizadas pelo Detran|ES visam garantir a segurança e a regularidade do transporte escolar, protegendo a integridade dos estudantes e inibindo o transporte clandestino. A atuação integrada das forças de segurança e a conscientização da população são essenciais para garantir um ambiente seguro no trânsito e assegurar o cumprimento das normas que regem esse serviço tão importante para a comunidade escolar.
Ao seguir as orientações do Detran|ES e manter a regularidade do transporte escolar, é possível assegurar que os alunos possam desfrutar de deslocamentos seguros e tranquilos para suas atividades escolares. Com a colaboração de todos, é possível garantir a qualidade e a eficiência do transporte escolar, priorizando sempre a segurança e o bem-estar dos estudantes.
Fonte: Polícia Civil ES – Confira + em PC ES.