A pesca, importante atividade econômica do Espírito Santo, será o tema da Tribuna Popular desta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa do Estado (ALES). Durante a sessão ordinária que começa às 9 horas, o microempresário Pedro Angelo Sobrinho irá abordar a pauta de transformar a pesca artesanal em patrimônio cultural e material do Estado, com o intuito de valorizar e proteger esse ofício. O convite para a participação de Sobrinho foi feito pelo deputado Coronel Weliton (PRD).
Segundo Sobrinho, a pesca artesanal é uma atividade fundamental para o turismo capixaba, sendo responsável por boa parte da economia local. O Espírito Santo possui mais de 60 mil organizações do setor pesqueiro nos 15 municípios localizados no litoral capixaba, conforme dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Além da pesca, outros temas serão abordados na Tribuna Popular. O biólogo Paulo Fernando Wanderley falará sobre a qualidade do ar e suas repercussões na saúde do trabalhador, indicado pelo deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT). A administradora Adriana Boas discutirá os desafios enfrentados pelas famílias com crianças autistas, devido ao “retrocesso nos direitos adquiridos pelos autistas”, a convite do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL).
Outros assuntos em pauta incluem o projeto de tradução da Bíblia em áudio para a língua pomerana, a convocação dos aprovados no Concurso do Tribunal de Justiça e a prescrição de medicamentos. A sessão ordinária será transmitida ao vivo pela TV Ales a partir das 9 horas, com participação híbrida dos deputados. Os interessados poderão acompanhar a sessão pelos canais disponíveis, como o site da ALES e o canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Tribuna Popular debate desafios da pesca no Espírito Santo