25.1 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 13, 2024
25.1 C
Marataizes
sexta-feira, 13 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESDeputados limpam a pauta da penúltima sessão do ano - Notícias da...

Deputados limpam a pauta da penúltima sessão do ano – Notícias da ALES

Todos os 20 itens da pauta foram votados e aprovados na que seria a última sessão ordinária do ano, nesta quarta-feira (21) de manhã. Mas diante de um acordo entre líderes, o presidente Erick Musso (Republicanos) anunciou que outra reunião ordinária deve ser realizada para que outras propostas sejam analisadas ainda antes do recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira (23). 

Entre as matérias acatadas está o Projeto de Lei (PL) 881/2019, iniciativa de Gandini (Cidadania) que obriga a aferição da pressão arterial em crianças a partir dos 3 anos. Pelo texto, o teste do bracinho deverá ser realizado tanto em consultas pediátricas na rede pública quanto na particular.  

A proposição já havia recebido parecer favorável, com emenda, nas comissões de Justiça e Saúde. A alteração desobriga a realização do teste na iniciativa particular conforme o projeto original. Na reunião desta quarta (21), o colegiado de Finanças ratificou o entendimento. A redação final foi aprovada logo após o PL passar pelo Plenário.  

Violência contra a mulher 

Os deputados acolheram também o PL 112/2022. De autoria de Dr. Emílio Mameri (PSDB), a matéria institui a Política Estadual de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O texto passou pelo crivo conjunto das comissões de Justiça, Cidadania, Segurança e Finanças. 

A relatora, deputada Janete de Sá (PSB), inicialmente sugeriu uma emenda para suprimir o artigo 5º da proposição para evitar sua inconstitucionalidade. Esse artigo obriga o poder público estadual a manter um banco de dados relativo a esse tipo de violência. Mas o autor explicou que o projeto foi debatido com o próprio governo do Estado, que não havia feito nenhuma objeção nesse sentido. Sensibilizada pelo colega, o parecer acabou acatando o texto original. 

Café 

Já o PL 508/2022 determina que órgãos públicos e secretarias de Estado adquiram café para consumo próprio diretamente de agricultores familiares ou empreendedores familiares rurais, desde que os preços sejam compatíveis com o mercado. O deputado Dr. Rafael Favatto (Patri), que protocolou a iniciativa, lembrou o protagonismo da cafeicultura no estado, responsável por aproximadamente 400 mil empregos diretos e indiretos. E argumentou que 73% dos produtores capixabas são de base familiar.

Expediente 

No início da sessão foi lido o expediente aditivo do PL 523/2022, do governo do Estado, mas a matéria acabou não entrando na pauta. A proposta altera a tabela IV da Lei do ICMS (7.000/2001). 

Confira como ficou a Ordem do Dia

Projetos que contemplam a saúde de crianças, a violência contra a mulher e cafeicultores familiares capixabas estão entre os itens aprovados

Deputados limpam a pauta da penúltima sessão do ano

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Deputados limpam a pauta da penúltima sessão do ano

Confira Também