O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) foi indicado para ser titular na Comissão de Agricultura (CAPADR) e também terá vaga nas Comissões de Turismo (CTur), Finanças e Tributação (CFT), Viação e Transportes (CVT) e Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP). “O partido atuou em bloco, em consenso e sem vaidade entre os seus membros”, destacou o parlamentar capixaba.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na qual Evair foi vice-presidente em seu primeiro mandato, tem como objetivo tratar assuntos relacionados à agricultura e à pesca profissional, como a organização do setor, estímulos fiscais, entre outros. Compete também à CAPADR discutir a política e questões fundiárias, como direito, reforma e justiça agrárias, bem como instrumentos voltados ao desenvolvimento da atividade, como assistência técnica, extensão e crédito rural.
A CTur atua em prol da política e do sistema nacional de turismo, discutindo a exploração das atividades e dos serviços políticos e colaborando com a formação da política de turismo junto com organizações não governamentais e entidades públicas, nacionais e internacionais.
Fundada em 1904, a Comissão de Finanças e Tributação possui a finalidade de analisar a adequação financeira e orçamentária e, em determinadas situações, o mérito das propostas. Além disso, a CFT discute e vota as proposições que poderão ser analisadas em Plenário, realiza audiências públicas com representantes da sociedade civil, e fiscaliza e controla as ações do Poder Executivo.
A Comissão de Viação e Transportes trata sobre o sistema nacional de viação e aos sistemas de transportes rodoviário, aéreo, metroviário, aquaviário, marítimo, ferroviário e por dutos e dos temas relacionados ao transporte de passageiros e de cargas.
Já a CTASP atua em temas relacionados aos trabalhadores urbanos e rurais, às matérias atinentes à Administração Pública e aos servidores públicos federais, além de assuntos referentes à fiscalização, segurança e organização do trabalho, políticas salarial, de emprego, aprendizagem e de treinamento, entre outros objetivos.
“Agora a nossa missão é estabelecer as prioridades em todas essas comissões para que possamos concentrar as energias em questões integradas entre todos estes setores, atendendo assim as principais demandas de nossa população”, reiterou Evair.