O deputado Doutor Hércules (Patri) fez um alerta na sessão ordinária desta terça (22) sobre a necessidade de reforço nos estoques de sangue das unidades do Hemoes – o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo.
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales) lembrou que 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que, conforme frisou, serve de reflexão para a necessidade de mais campanhas em prol da doação diante dos estoques que estão em quantidade insuficiente no Hemoes.
As doações podem ser feitas na unidade central, em Maruípe (Vitória), e nos locais de coleta do Hemoes localizados nos municípios de Colatina, Linhares, São Mateus e Serra (veja endereços abaixo).
Dados estatísticos
No Brasil, a taxa de doadores de sangue está um pouco abaixo do ideal definido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular, enquanto o ideal seriam 2%. O índice nacional fica bem atrás dos 5% registrados em alguns países da Europa.
O sangue coletado não afeta a saúde do doador, já que a recuperação ocorre logo após o ato. Para doar é necessário passar por uma entrevista que busca dar mais segurança para quem vai disponibilizar e quem vai receber o sangue.
O material coletado pode beneficiar mais de um paciente e é fundamental para os estoques de plaquetas, elementos que ajudam no controle de sangramentos e são usados em tratamentos contra o câncer, por exemplo.
Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), que são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
Condições para doar
Para estar em condições de fazer a doação, a pessoa interessada deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 51 quilos, dormir pelo menos seis horas na noite anterior ao dia da doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes e não fumar tabaco pelo menos duas horas antes da coleta.
É preciso apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. São aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira de doador.
Locais de coleta
Hemocentro – Unidade Central
Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória-ES
Tel. (27) 3636-7920 | (27) 3636-7942
Doações: Todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados das 7 às 19 horas (cadastro do doador encerra às 18h20).
Hemocentro Regional de Colatina
Rua Cassiano Castelo S/N, Centro, Colatina (Em frente ao Hospital Sílvio Avidos e ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Colatina).
Tel. (27) 3717-2800 | (27) 3717-2808
Doações: Segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 16 horas (cadastro do doador encerra às 15h20).
Hemocentro Regional de Linhares
Avenida João Felipe Calmon, n°1305, Centro, Linhares (Ao lado do Hospital Rio Doce).
Tel. (27) 3264-6000
Doações: Segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 12 horas e de 13 às 16 horas (cadastro do doador encerra às 15:20h)
Hemocentro Regional de São Mateus
Av. Othovarino Duarte Santos km 02 S/N, Res. Park Washington-São Mateus/ ES (Ao lado do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares).
Tel. (27) 3767-7954
Doações: Segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 16 horas (cadastro do doador encerra às 15h20)
Unidade de Coleta do Município da Serra
Av. Eudes Scherrer de Souza, S/N – Laranjeiras, Serra-ES (Anexo Hospital Dório Silva).
Tel. (27) 3218-9429
Doações: Segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 11h20 e de 13 às 16 horas (cadastro do doador encerra às 15h20)
Doutor Hércules lembrou que 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, busca sensibilizar população sobre a importância do gesto de solidariedade
Deputado alerta sobre estoques de sangue
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Deputado alerta sobre estoques de sangue