22.7 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
22.7 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolí­ciaDeic finaliza a ‘Operação Apate’ e desmantela esquema de golpes na venda...

Deic finaliza a ‘Operação Apate’ e desmantela esquema de golpes na venda de armas de fogo – PC-ES

**Operação Apate: Polícia Civil do Espírito Santo Desarticula Grupo Criminoso**

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), finalizou as investigações da “Operação Apate” com a prisão do líder de uma organização criminosa que aplicava golpes em pessoas interessadas em adquirir armas de fogo e obter o porte de arma. Além do líder, sua esposa e um cúmplice também foram detidos.

Os resultados da “Operação Apate” foram apresentados em uma coletiva de imprensa realizada na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória, na última quarta-feira (08). O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou a utilização da tecnologia de informação que possibilitou a identificação e captura do estelionatário, responsável por movimentar cerca de R$800 mil em um ano.

A investigação teve início após uma instituição financeira em Cariacica alertar o Deic sobre uma tentativa de saque suspeita envolvendo dois indivíduos. Ao chegar ao local, a equipe policial se deparou com um dos suspeitos alegando ser um delegado da Polícia Federal, pressionando o banco para liberar o valor. O segundo indivíduo foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.

Durante o interrogatório, o falso delegado acionou a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, alegando agressões ao seu comparsa. No entanto, a Corregedoria constatou que não havia indícios de violência, revelando que o indivíduo se passando por delegado era o líder de um grupo criminoso. Ele aplicava golpes vendendo armas e documentos falsos de porte de arma, além de realizar esquemas fraudulentos de emprego e empréstimos.

O líder do grupo também utilizava laranjas para movimentar o dinheiro obtido ilicitamente, como parte de suas estratégias criminosas. Durante a operação, foram apreendidos um veículo de luxo, celulares e cartões de crédito. Os detidos enfrentarão acusações de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, entre outros delitos.

A “Operação Apate” recebeu esse nome em referência à mitologia grega, onde “Apate” representava a fraude e o engano. A ação da PCES visa combater esses males na sociedade contemporânea, garantindo a segurança e a integridade dos cidadãos.

Em suma, a investigação e desarticulação desse grupo criminoso demonstram a eficácia do trabalho policial no combate à criminalidade, protegendo a população e garantindo a justiça. A Polícia Civil do Espírito Santo segue empenhada em promover a ordem e a segurança em todo o estado.

Fonte: Polícia Civil ES – Confira + em PC ES.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.