O segundo dia do evento Conexões Ifes abordou a importância de inovar a educação através da reorganização dos currículos e práticas formativas. A mesa-redonda, mediada pela diretora-geral Maíra Maciel Mattos de Oliveira, contou com a participação do professor Bernardo Kipnis, da UNB, da diretora de Pós-Graduação Danielle Piontkovsky e do professor Paulo Sérgio dos Santos Júnior.
O professor Kipnis ressaltou a necessidade de se reinventar diante das mudanças sociais, provocando a reflexão sobre até que ponto estamos abertos à inovação. Ele propôs um ciclo virtuoso onde a inovação pedagógica, o ambiente flexível e o aprendizado levam à efetividade, destacando a importância do aprendizado por projeto adaptativo e em rede.
Por sua vez, Piontkovsky enfatizou que a inovação na educação parte da reorganização dos currículos, ressaltando a importância de ampliar as práticas educacionais para promover a inovação. Para ela, a integração curricular só é possível se houver um entendimento das relações, saberes e movimentos envolvidos.
O professor Paulo Sérgio destacou a importância de colocar o aluno como protagonista do aprendizado, citando um exemplo prático de uma especialização técnica que proporcionou aos alunos experiências reais e práticas na área de tecnologia da informação. O projeto, baseado em projetos práticos e clientes reais, foi considerado um sucesso e está em sua segunda edição.
O evento também contou com uma mesa interativa, aberta a perguntas ao final. O Conexões Ifes continua até sexta-feira, com novas mesas-redondas e palestras, promovendo discussões e reflexões sobre a inovação na educação e a integração dos alunos com a sociedade.
Em resumo, o evento destacou a importância de repensar as práticas educacionais, colocando o aluno como protagonista e promovendo a inovação nos currículos e nas práticas formativas. A integração curricular e o aprendizado por projeto adaptativo foram apontados como caminhos para a efetividade e a transformação das práticas educacionais. O Conexões Ifes segue com uma programação diversificada, buscando inspirar e provocar novas reflexões sobre o futuro da educação.
IFES – Instituto Federal do Espírito Santo