Cursos do Google serão ofertados em áreas com maior demanda no mercado tecnológico. Além de visar a formação dos jovens em áreas da tecnologia, iniciativa promove a inclusão com duas mil vagas exclusivas para pessoas trans
O Google anunciou que concederá 500 mil bolsas de estudo, até 2026, para formar jovens em áreas que estão em alta demanda no mercado de trabalho.
De acordo com a empresa, as bolsas serão utilizadas para treinar profissionais em suporte de tecnologia da informação (TI), análise de dados, gerenciamento de projetos e design de experiência do usuário (User Experience – UX).
Todos os cursos são desenvolvidos pelo Google e hospedados na plataforma educacional do Coursera. As vagas disponibilizadas para os cursos do Google também foram pensadas para oferecer mais oportunidades para jovens que não estão estudando no momento.
A empresa informou que “são cerca de 800 horas de aulas, considerando as quatro titulações juntas, com certificação, visando o preparo dos estudantes”. Os cursos são em áreas em crescimento da demanda profissional em tecnologia.
Ainda de acordo com o Google, duas mil vagas serão destinadas para pessoas autodeclaradas transexuais. Com isso, a empresa espera favorecer a inclusão social deste grupo no mercado de trabalho.
Para a empresa, embora passos tenham sido dados, o Brasil ainda precisa fazer mais para essa população.
Um indicador disso é que há uma estimativa de que 90% da população transgênero do Brasil depende do mercado informal como fonte de renda e única fonte de subsistência. São milhões de pessoas vivendo em ambientes extremamente vulneráveis devido à falta de oportunidades de trabalho.
De acordo com o comunicado da empresa, “o processo de inscrição e seleção ocorrerá através do aplicativo do CIEE ONE (plataforma 100% gratuita), e os escolhidos serão acompanhados por uma monitoria exclusiva, que os auxiliará a concluir as certificações”.
Cursos do Google: oportunidades
Alguns dos cursos ofertados pelo Google através da plataforma Coursera são Análise de Dados, Marketing Digital e E-commerce, Suporte de TI, UX Design e Gerenciamento de Projetos.
Análise de Dados
O Analista de Dados é um profissional que trabalha com a coleta, transformação e organização de dados para realizar análises e, a partir disso, tirar conclusões, fazer previsões e impulsionar a tomada de decisões informadas.
O curso de Análise de Dados oferece uma experiência imersiva das práticas e processos usados por qualquer assistente ou analista de dados em seu trabalho diário.
Além disso, a formação introduz conceitos de organização dados e realização de análises, por meio de planilhas, programação SQL.
O programa desse curso do Google inclui mais de 180 horas de instrução e atividades avaliativas para ajudar o estudante a simular possíveis cenários de análise de dados do mundo real.
Especialistas do Google com décadas de experiência em análise de dados desenvolvem o conteúdo do curso.
A formação é composta por vídeos, avaliações e atividades práticas, com ferramentas e plataformas analíticas para serem adquiridas habilidades analíticas críticas necessárias para o trabalho básico.
Gestão de Projetos: cursos do Google
Trabalhar na gerência de projetos exige do profissional fortes habilidades de resolução de problemas. Os profissionais dessa área definem planos, orientam equipes e gerenciam mudanças e possíveis riscos.
O programa do Google para o curso de Gestão de Projetos inclui mais de 140 horas de instruções e atividades práticas de gerenciamento de projetos.
Entre as habilidades que as pessoas que fizerem o curso poderão desenvolver, se destaca:
- Desenvolver planos de gerenciamento de riscos;
- Entender técnicas de melhoria de processos;
- Gerenciamento de referência e dinâmica de equipe;
- Gestão de orçamento e compras;
- Utilização de softwares, ferramentas, modelos e metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.
UX Design
Os designers de experiência do usuário (UX) se concentram na interação que os usuários têm com produtos, como sites, aplicativos e objetos físicos.
Esses profissionais têm como trabalho tornar as interações cotidianas dos usuários com esses produtos mais úteis, agradáveis e acessíveis.
A formação UX Design é um dos cursos do Google que prepara os participantes para que conheçam o processo de design e saibam os principais pontos a executar.
Nesse sentido, espera-se que o profissional dessa área tenha empatia com os usuários, defina pontos problemáticos, idealize soluções, crie wireframes e protótipos e outros designs.
Aprender os fundamentos da pesquisa de experiência do usuário, ademais, é outro dos objetivos do curso. Sendo assim, as pessoas que participem deverão saber como projetar pesquisas, conduzir entrevistas e pesquisas de usabilidade e sintetizar os resultados da pesquisas.
Marketing Digital e Comércio eletrônico
O Marketing Digital e o E-commerce são também uma área em ascensão no mercado de trabalho e da tecnologia.
Segundo o próprio Google, 86% dos líderes empresariais dizem que o comércio digital será o caminho de crescimento mais importante.
A certificação oferecida pelo Google visa formar profissionais para esse setor em até seis meses.
Para alcançar esse objetivo, o programa inclui mais de 190 horas de instruções e atividades baseadas na prática de marketing digital e comércio eletrônico.
O curso tem ainda a vantagem de contar com conteúdo altamente interativo e desenvolvido por Googlers com experiência na área.
As plataformas e ferramentas que os estudantes aprenderão a utilizar incluem: Canva, Constant Contact, Google Ads, Google Analytics, Hootsuite, HubSpot, Mailchimp, Shopify e Twitter.
Por outro lado, o curso ensina as métricas de desempenho de marketing e a criação de insights a partir das análises realizadas.
Ao final, esperam-se profissionais aptos para o mercado de trabalho na área, com conhecimentos básicos de marketing digital e comércio online.
Suporte de TI
O programa de formação de Suporte de Tecnologia da Informação conta com mais de 100 horas de instrução e centenas de avaliações.
O curso, investindo na dimensão prática, ajuda os alunos através de simulações com as quais será possível saber o necessário para o sucesso no local de trabalho.
As habilidades essenciais de TI necessárias são ensinadas por meio de vídeos, avaliações e aulas práticas.
Com tudo isso, será possível aprender sobre solução de problemas, atendimento ao cliente, rede, sistemas operacionais e segurança.
As habilidades a serem ensinadas incluem, ainda, protocolos de rede, computação em nuvem, sistemas operacionais Windows, linha de comando Linux, administração de sistemas, algoritmos e técnicas de criptografia e muito mais. Este provavelmente será um dos cursos do Google mais procurados.