A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta sexta-feira (18), uma operação contra a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no bojo de investigação sobre a suposta omissão de membros da corporação ante os atos golpistas de 8 de janeiro. Agentes foram às ruas para cumprir sete mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A ofensiva foi aberta após um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que foi aceito pelo ministro Alexandre de Moraes. Ao todo, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão contra integrantes e ex-integrantes da cúpula da PM do Distrito Federal.
Entre os alvos da investigação estão os coronéis Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PMDF; Klepter Rosa Gonçalves, ex-subcomandante da PMDF; Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-comandante do Departamento de Operações; Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, que substituiu Naime no 8 de janeiro; e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-chefe do 1° Comando de Policiamento Regional da PMDF. Também fazem parte da lista o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira.
A operação, denominada Incúria, é resultado da denúncia que o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, coordenado pelo subprocurador Carlos Frederico Santos, ofereceu nesta semana ao Supremo Tribunal Federal.
Agentes da Polícia Federal cumprem sete mandados de prisão contra integrantes da cúpula da PM
Segundo a PGR, a cúpula da PM teria deixado de agir para impedir as invasões às sedes dos Três Poderes em razão de um suposto alinhamento ideológico com os manifestantes. A PM diz que a Corregedoria acompanha o caso.
Membros da cúpula da PM do DF são alvo de operação Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Cúpula da Polícia Militar do DF é alvo de operação sobre atos do 8/1
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.