19.6 C
Marataizes
quarta-feira, julho 23, 2025
23 de julho de 2025
NotíciasGeralCUIDADO! Receita de álcool em gel caseiro pode não ser eficaz contra...

CUIDADO! Receita de álcool em gel caseiro pode não ser eficaz contra o coronavírus

O engenheiro químico Marcos Halazs explica que não há comprovação da eficácia da mistura para combater o covid-19. Conselho Federal de Química é taxativo: apenas álcool 70%

Duas folhas de gelatina incolor sem sabor, um copo da água quente e 12 copos de álcool 96° graus. Misture tudo e está pronto o álcool em gel de 72° a 75° graus. Essa é uma das receitas caseiras espalhadas em correntes de WhatsApp para produzir o próprio álcool 70%.

Em tempo de pandemia de coronavírus, misturas caseiras de solução que combatam o covid-19 surgem a todo momento, porém todas sem comprovação alguma. É o que atesta o professor das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) e engenheiro químico Marcos Halazs.

“O único produto eficaz no combate e que de fato tem ação efetiva é o álcool 70%. Ele é comprovadamente eficaz e tem ação rápida, tanto nas fórmulas líquida ou gel. Essas soluções caseiras são perigosas, pois as pessoas acreditam estar se protegendo quando, na verdade, não. O que tem que ser feito é lavar muito bem as mãos com água e sabão e fazer uso do álcool 70%. Vinagre e outros produtos também não tem comprovação alguma”, detalhou.

DETALHAMENTO

O  Conselho Federal de Química (CFQ) explica que o valor de mistura do álcool presente na embalagem dos produtos indica a quantidade de álcool presente na solução. Ou seja, um produto 70 °INPM contém 70 g de álcool para cada 100 g da solução. Já um produto 70 °GL, contém 70 ml de álcool para cada 100 ml da solução. Assim, quanto maior a graduação, maior a quantidade percentual de álcool.

O CFQ orienta a não utilização de nenhum produto substituto e pede que a população siga as orientações das autoridades de saúde – que indicam lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel quando não for possível higienizá-las em uma torneira.

“Aqueles que não são profissionais e não tem pleno conhecimento dos potenciais riscos envolvidos, não recomendamos realizar receitas caseiras. É importante observar que muitos acidentes ocorrem justamente em situações de experimentação caseira”, recomenda o CFQ.

Sobre o uso de fórmulas caseiras, seja com misturas de gelatina incolor e álcool, ou até mesmo a junção de gel de cabelo e álcool, o Conselho é claro: “para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo”, detalha o CFQ.

A Sociedade Brasileira de Infectologia também divulgou nota reafirmando a importância do álcool em gel no combate ao coronavírus.

“Segundo estudos científicos e recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é inegável a importância do álcool gel na higienização das mãos, devido à sua ação antimicrobiana, contra bactérias, fungos e vírus, inclusive contra o novo coronavírus. Está comprovado que o álcool na concentração ideal de 70% é eficaz na antissepsia das mãos (sob a forma de gel) e na desinfecção de superfícies contaminadas”.

Em vídeo, o Conselho explica como o etanol age na higienização e combate ao covid-19.

Confira Também