Copa do Brasil Feminina Volta ao Calendário Oficial Após Nove Anos de Hiato
Após um intervalo de nove anos, a Copa do Brasil feminina retorna ao calendário oficial do futebol brasileiro, conforme anunciado em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 9 de outubro. A competição contará com a participação de 65 equipes, abrangendo as Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Brasileiro e terá início no próximo dia 21 de maio, estendendo-se até a decisão, marcada para 19 de novembro. Equipes consagradas do futebol feminino, como Corinthians, Ferroviária, São Paulo, Internacional e Cruzeiro, estrearão apenas na terceira fase do torneio, o que promete aumentar a expectativa em torno da competição.
A estrutura da Copa do Brasil feminina contempla um total de oito fases, todas em formato de mata-mata, com partidas únicas. Em caso de empate ao final do tempo regulamentar, a definição ocorrerá por meio de cobranças de pênaltis. O torneio começará com uma fase preliminar, que envolve um duelo entre Juventude-SE e Paraíso-RO, o vencedor se juntará a outras 31 equipes na primeira fase, todas oriundas da Série A3 do Brasileirão.
A segunda fase, por sua vez, reunirá além das 16 equipes que se classificarem da primeira etapa, 16 times da Série A2, enquanto a terceira fase contará com a participação de 16 equipes da elite, a Série A1. A partir daí, os classificados seguirão para as oitavas de final, quartas de final e semifinais até a grande final.
A última edição da Copa do Brasil feminina foi em 2016, quando o Audax/Corinthians conquistou o título após vencer o São José-SP por um placar agregado de 5 a 3.
Confrontos da Copa do Brasil Feminina 2023
Fase Preliminar
- Grupo 1: Juventude-SE e Paraíso-RO
Primeira Fase
- Grupo 1 (vencedor da fase preliminar)
- Grupo 2: Ipojuca (PE)* x Atlético (BA)
- Grupo 3: Toledo (PR)* x Brasil de Farroupilha (RS)
- Grupo 4: Pinda Ferroviária (SP)* x São Raimundo (RR)
- Grupo 5: Realidade Jovem (SP)* x Recanto (AM)
- Grupo 6: Ceará (CE)* x Rolim de Moura (RO)
- Grupo 7: Tuna Luso (PA)* x CRESSPOM (DF)
- Grupo 8: Operário (MT)* x Prosperidade (ES)
- Grupo 9: Mixto (PB)* x Operário (MS)
- Grupo 10: Vila Nova (GO)* x Atlético Piauiense (PI)
- Grupo 11: Doce Mel (BA)* x Iape (MA)
- Grupo 12: Tarumã (AM)* x Juventude (SE) ou Paraíso (TO)
- Grupo 13: Criciúma (SC)* x Pérolas Negras (RJ)
- Grupo 14: Ypiranha (AP)* x Galvez (AC)
- Grupo 15: UDA (AL)* x Coritiba (PR)
- Grupo 16: Manaus (AM)* x Guarani de Paripueira (AL)
- Grupo 17: Itabirito (MG)* x União (RN)
*As equipes assinaladas com asterisco são os mandantes dos jogos.
A CBF deverá divulgar nos próximos dias as datas, horários e locais das partidas. Com um formato inovador e a inclusão de equipes de várias divisões, a expectativa é alta para o retorno dessa importante competição no cenário do futebol feminino brasileiro.
Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes