23 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
23 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaConselho de Ética continua processo contra Chiquinho Brazão

Conselho de Ética continua processo contra Chiquinho Brazão

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu dar continuidade ao processo de quebra de decoro parlamentar contra o deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), acusado, juntamente com o irmão Domingos, de ser o mandante do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em março de 2018.

A relatora Jack Rocha (PT-ES) concluiu que Brazão cometeu ato de violência política contra Marielle, classificado como hediondo. Esse processo pode resultar na cassação do mandato do parlamentar, que está detido desde março por obstrução da justiça e teve sua prisão mantida pela Câmara dos Deputados.

O advogado de defesa de Brazão negou qualquer relação do deputado com milícias no Rio de Janeiro, afirmando que ele é primário e possui bons antecedentes. A defesa argumentou ainda que o processo deveria ser arquivado, pois os fatos ocorreram antes do atual mandato de Brazão.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República enviou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra os irmãos Brazão, acusando-os de homicídio e organização criminosa. Segundo a PGR, o assassinato de Marielle e Anderson foi motivado por interesses econômicos de milícias e para desencorajar atos de oposição política.

A denúncia destaca que o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, preso por determinação do STF, deu instruções para a execução dos disparos. A PGR também ressalta que Marielle se tornou a principal opositora dos interesses econômicos dos irmãos Brazão ao lutar pela regularização de terras para pessoas de menor renda em áreas dominadas por milícias no Rio de Janeiro.

Diante desses fatos, o Conselho de Ética decidiu seguir com o processo contra Chiquinho Brazão, buscando a verdade e a justiça diante das acusações gravíssimas envolvendo o caso do assassinato de Marielle Franco. A defesa do deputado alega inocência e continuará lutando para comprovar sua inocência e provar que as acusações são infundadas.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também