24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasSaúdeConjuntivite entre os novos sintomas de coronavírus

Conjuntivite entre os novos sintomas de coronavírus

Conjuntivite entre os novos sintomas de coronavírus
Conjuntivite entre os novos sintomas de coronavírus

Sintomas pouco conhecidos do coronavírus têm chamado a atenção dos médicos em todo o mundo. Estudos recentes sugerem que a Covid-19 está relacionada a novos sinais além de coriza, tosse, febre e falta de ar.

As suspeitas de cientistas e médicos apontam para outros sintomas da infecção, como diarreia, perda de apetite, vermelhidão nos olhos e até conjuntivite.

A perda de olfato também foi um dos sintomas percebidos em pacientes de outros países. No Brasil, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) reconheceu que, apesar de não haver muitas evidências, a perda de olfato sem maiores explicações, acompanhada ou não da perda do paladar, deverá ser levada em conta como possível sintoma de pacientes com Covid-19.

Em nota, as entidades sugerem que pacientes nestas condições sejam orientados a realizar isolamento domiciliar por 14 dias e aguardar a resolução do problema, que parece ser temporário, na maioria dos casos.

Há relatos também de pacientes com coronavírus que apresentam sintomas de gastroenterite, dores abdominais e diarreia.

“Como a Covid-19 é uma doença viral, pode mostrar sintomas de doenças como a gastroenterite, por exemplo. Há relatos de pacientes que apresentaram dores abdominais, semelhante a uma apendicite. Mas esses casos ainda são a minoria”, explicou a gastroenterologista Renata Lugão.

A médica frisou que não há orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os pacientes com sintomas gastrointestinais devam ser isolados.

“Continua a recomendação de tratar em casa. Começou um quadro de diarreia leve, tem de se hidratar em casa, tentar comer alimentos saudáveis e evitar o pronto-socorro”, destacou.

O oftalmologista do Hospital de Olhos de Vitória André Machado explicou que os cuidados quando os sintomas são de uma conjuntivite devem ser os mesmos estabelecidos até então, como evitar contato e lavar as mãos com sabão.

O presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Espírito Santo (Sies), Alexandre Rodrigues, explicou que existem vírus respiratórios que podem apresentar quadro gastrointestinal ou conjuntivite. “Mas hoje não temos dados suficientes para dizer se estão relacionados ou se, por estar testando mais pessoas, se encontram outros sintomas”.

Fonte: tribunaonline.com.br

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.