Concursos abertos Goiás: Secretaria de Administração de Goiás anunciou que a publicação do edital deve ocorrer no segundo semestre de 2022.
É esperado para o segundo semestre deste ano a publicação de edital para o concurso da Polícia Técnico-Científica do estado de Goiás.
De acordo com as primeiras informações, o certame será para preencher vagas de auxiliar na autópsia, identificação criminal, médico legista e dentista forense. Serão ao todo 230 vagas para os quatro cargos anunciados.
O Diário Oficial do estado de Goiás publicou no dia 8 de julho que a banca do concurso ficará sob responsabilidade do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Na atual fase, os organizadores se concentram na elaboração do edital e na preparação do cronograma do concurso da Polícia Técnico-Científica.
Concursos abertos Goiás: remuneração da Polícia Técnico-Científica
A remuneração para os contratados pode variar entre R$ 6,3 mil a R$ 12,1 mil, dependendo do cargo.
Divisão das vagas
Foi antecipada a divisão das vagas abertas para o concurso:
- 90 vagas para o cargo de Auxiliar de Autopsia de 3ª Classe
- 52 vagas para o cargo de Perito Criminal de 3ª Classe
- 84 vagas para o cargo de Médico Legista de 3ª Classe
- 4 vagas para o cargo de Odonto-Legista de 3ª Classe
O que faz a Polícia Técnico-Científica?
De acordo com a Constituição Estadual de Goiás, a Polícia Técnico-Científica tem como atribuições a coordenação, planejamento e execução das atividades relacionadas às investigações criminais.
Para tais funções, a instituição usa as devidas ferramentas e meios científicos e tecnológicos, sendo possível, assim, esclarecer os fatos relacionados aos crimes ocorridos no estado de Goiás.
Assim como ocorre em outros estados, a Polícia Técnica-Científica de Goiás está desvinculada administrativamente da Polícia Civil, embora trabalhe cooperativamente com ela. A instituição responde diretamente à Secretaria de Segurança Pública e Justiça.
A polícia está dividida em duas coordenadorias: a encarregada pela realização de Perícias Externas, que funciona 24 horas, e a equipe das Perícias Internas, que tem horário próprio de expediente e atua na análise de objetos e amostras coletados pela equipe externa.