O concurso de fotografia “Habilidades em Ação”, promovido pela UNESCO-UNEVOC, está com inscrições abertas para estudantes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Este ano, o tema escolhido é “TVET para um futuro justo e sustentável para todos”, e os interessados têm até o dia 31 de agosto de 2024 para enviar suas fotografias.
Os participantes devem encaminhar as fotos juntamente com seus dados de identificação e informações sobre a imagem por meio de um formulário disponível no site do concurso. O e-mail para envio é unevoc.skills@unesco.org. O concurso foi lançado em comemoração ao Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, celebrado em 15 de julho.
Os vencedores do concurso receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 4.229 (750 USD) para o primeiro lugar, R$ 2.819 (500 USD) para o segundo lugar e R$ 1.973 (350 USD) para o terceiro lugar. Além disso, os finalistas e premiados receberão certificados de participação e terão suas inscrições apresentadas no site da UNESCO-UNEVOC.
As fotografias devem ressaltar aspectos inovadores da educação e treinamento técnico e profissional, seguindo direcionamentos como aprendizagem ao longo da vida, equidade e inclusão, transformação verde e digital, inteligência artificial, inovação, orientação profissional e educação para a cidadania global.
O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da UNESCO dedicado ao desenvolvimento da educação técnica e profissional. Desde 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é um centro UNESCO-UNEVOC ativo na América Latina, participando de debates educacionais de relevância mundial.
O Unevoc promove encontros regionais para discutir desafios comuns, compartilhar boas práticas e propor iniciativas para fortalecer a educação técnica e profissional. Para mais informações e para participar do concurso, acesse o site oficial da UNESCO-UNEVOC.
IFES – Instituto Federal do Espírito Santo