Se você está de olho nas notícias, já deve estar pensando no que fazer para passar no concurso de escriturário do BB em 2021.
O concurso era um dos mais aguardados do ano e agora se tornou realidade. Então, esse é o momento de avaliar tudo o que veio previsto no edital, para poder ter mais chances de aprovação.
O edital foi publicado em 23 de junho, com 4.480 vagas de escriturário para todo o país. Ou seja, agora é o momento de avaliar as opções para fazer uma aposta certa por uma vaga.
O que faz um escriturário?
A remuneração inicial de um escriturário é de R$ 3.022,27. Esse é aquele funcionário que você encontra quando se dirige a uma agencia, seja ajudando os clientes ou atendendo em vários pontos.
Inclusive, entre as principais funções do cargo estão a orientação a clientes, analisar documentos, preparar correspondências, organizar arquivos, manipulação de dados e outras atividades.
Quem passar no concurso de escriturário do BB deve cumprir uma jornada de 30 horas semanais, o que resulta em 6 horas dia. Além disso, recebe todos os benefícios de um funcionário público.
Atualmente, os servidores do Banco do Brasil têm previdência complementar, auxilio creche, ajuda refeição, vale-transporte, participação nos lucros e diversos outros benefícios muito bons.
Fique atento às datas
A partir do dia 24 de junho foi aberto o período para inscrições. Então, você não pode perder tempo se quiser passar no concurso de escriturário do BB e garantir agora mesma a sua.
Até o dia 01 de julho, inclusive, é possível fazer solicitações por isenção da taxa de inscrição. Já no dia 26 de setembro, a Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, deve aplicar as provas.
Dois dias depois os candidatos terão acesso ao gabarito com as respostas. Na mesma data será aberto o prazo para a apresentação de recursos contra as questões constantes na prova.
Como passar no concurso de escriturário do BB?
Afirmar com toda a certeza passar no concurso de escriturário do BB pode ser exagero. Porém, se você seguir algumas dicas, pode aumentar em muito as suas chances de ser aprovado.
Por isso, fique atento aos detalhes que não podem ser deixados de lado.
Inscrição
Como já dissemos antes, o período de inscrição já está aberto. No entanto, o que você precisa saber é que a inscrição será feita por microrregiões, de modo que você se classifica nela.
Então, uma boa ideia pode ser optar por regiões que sejam costumeiramente menos procurados pelos concurseiros. Essa pode ser uma forma interessante de diminuir o número de concorrentes.
Outro ponto importante está no fato de que você só pode ser admitido se apresentar o diploma do ensino médio. Esse é um requisito obrigatório e indispensável para que você seja contratado.
Conheça a sua prova
Para passar no concurso de escriturário do BB você precisa saber o que vai enfrentar. Então, a primeira coisa que você precisa saber é que é necessário conhecer a sua prova e como ela será feita.
No dia da aplicação da prova você terá, na verdade, dois formatos de avaliação:
-
Uma prova de objetiva;
-
Uma redação.
Então, você precisa estar preparado para esses dois tipos de avaliação. Isso porque a prova objetiva é eliminatória e classificatória, enquanto que a redação pode te eliminar do certame.
A prova objetiva
Para passar no concurso de escriturário do BB você precisa ir bem na prova de múltipla escolha. Você terá 70 questões para responder e deverá escolher apenas uma entre cinco alternativas.
Além disso, é importante que você saiba que a prova conta com uma divisão entre conhecimentos específicos e gerais. Você deve atingir 50% de cada um dos conhecimentos e 50% no geral.
Nas provas serão cobrados os seguintes conteúdos de conhecimentos gerais:
-
5 questões: língua inglesa;
- 10 questões: língua portuguesa;
-
5 questões: matemática;
-
5 questões: atualidades do mercado financeiro.
No caso de conhecimentos específicos, as matérias cobradas são.
-
5 questões: matemática financeira;
-
10 questões: conhecimentos bancários;
-
15 questões: conhecimentos de informática;
-
15 questões: vendas e negociações.
Fique atento também porque as questões de língua inglesa e atualidades do mercado financeiro valem apenas 1 ponto. Todas as outras questões oferecem pontuação de 1,5 ponto no caso de acerto.
Como estudar para passar?
Se você quer mesmo passar no concurso de escriturário do BB, então é preciso se organizar. Depois de ler o edital, verificar todas as datas e escolher sua região, é hora de começar a estudar.
Pode não parecer, mas o conteúdo programático é longo e pode ser um pouco difícil dar conta de tudo. Então, o ideal é separar um tempo no seu dia a dia para estudar sempre, até o dia da prova.
Nas questões de matemática e matemática financeira, aposte nos exercícios, assim como em língua portuguesa. Já no caso da informática, tente ler e acompanhar todas as informações no computador.
No caso das atualidades sobre o mercado financeiro, verifique as notícias dos grandes sites sobre economia. Para conhecimentos bancários e vendas e negociações, estude cada tema um a um.
O mais importante de tudo, no entanto, é que você não se esqueça de estudar com frequência. Tire esses quase 90 dias até a prova para focar bem nos seus interesses, o que aumenta suas chances.
Conclusão
Pelo que você viu aqui, passar no concurso de escriturário do BB não é assim uma tarefa tão fácil. O concurso oferece diversos benefícios aos candidatos, o que deve aumentar a concorrência.
Por outro lado, há vagas espalhadas por todo o país e uma delas pode ser a sua. O primeiro passo para consegui-la, então, é verificar qual microrregião será aquela para a qual você irá concorrer.
Depois disso, você deve analisar bem como serão as provas objetiva e discursiva. Somente assim você será capaz de estudar de maneira orientada, buscando acertar o máximo de questões possível.
Depois de tudo isso, chegou a hora de juntar os materiais e começar a estudar com o máximo de afinco. Fazendo tudo isso, você certamente vai passar no concurso de escriturário do BB.