20.6 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
20.6 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesComo está Iconha após a tragédia das Enchentes? Veja os estragos!

Como está Iconha após a tragédia das Enchentes? Veja os estragos!

Como está Iconha após a tragédia das Enchentes? Veja os estragos!
Como está Iconha após a tragédia das Enchentes? Veja os estragos!

A cidade de Iconha ficou irreconhecível após as fortes chuvas que destruíram parta da cidade. Além das mortes muitas pessoas estão desalojadas e desabrigadas. Todo o Espirito Santo se comoveu e campanhas de ajuda humanitária estão chegando na cidade.

O governador Renato Casagrande esteve no dia seguinte na cidade e descreveu como cenário de guerra o que encontrou no local.

A Defesa Civil decretou estado de calamidade e medidas estão sendo tomadas para recuperar a cidade.

Institutos preveem chuvas intensas no ES com alto risco de deslizamentos

Após orientação conjunta de institutos meteorológicos, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) reforçou em coletiva nesta terça-feira (21), o alerta para chuvas intensas para o Sudeste do país nos próximos dias. O aviso foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Serviço Geológico Brasileiro

De acordo com o Cenad, o padrão meteorológico mostra um centro de baixa pressão em áreas da costa do Espírito Santo, além do aporte de umidade da região amazônica, configurando um canal de umidade nos próximos dias. Por conta deste cenário, são esperados riscos geo-hidrológicos (inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e corridas de solo) que podem colocar em risco a proteção das pessoas e trazer prejuízos aos municípios afetados.

“Não há necessidade do Exército nas cidades”, diz Defesa Civil do ES

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel André Có, afirmou que, apesar dos pedidos da população, não há necessidade da presença do exército nas cidades do sul do Estado atingidas pelas chuvas. O trabalho tem sido realizado em conjunto pelo Corpo de Bombeiros, órgãos municipais e a Defesa Civil.

“O Corpo de Bombeiros disponibilizou 140 soldados apenas para dar conta da limpeza das cidades. Nós estamos dando respostas dentro do que é preciso. Não é necessário, por enquanto, a presença do exército”

André Có deixou claro que há um canal de comunicação aberto com o exército e, caso haja necessidade, a ajuda será solicitada. Os militares, inclusive, foram utilizados inicialmente para o transporte de doações.

“Eles já se colocaram à disposição com caminhões e efetivo, mas a gente tem que articular melhor os recursos que tem para não ter uma sobreposição deles. Havendo necessidade, a gente aciona o exército”, afirmou André Có Coordenador da Defesa Civil Estadual.

Prefeito de Iconha diz que ‘cidade acabou’ após Enchente

Prefeito de Iconha diz que 'cidade acabou' após Enchente
Prefeito de Iconha diz que ‘cidade acabou’ após Enchente

“Iconha acabou”, desabafa prefeito de cidade do ES destruída pela chuva
O prefeito João Paganini vai decretar estado de calamidade pública, o que pode ajudar o município a conseguir recursos com os governos estadual e federal de forma mais rápida.

O prefeito de Iconha, João Paganini, conversou com a reportagem de A Gazeta sobre o cenário de destruição do município após o temporal que atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (17) e a madrugada deste sábado (18).

A prefeitura ainda não conseguiu calcular os prejuízos da cidade, mas se sabe que o comércio do município ficou praticamente destruído. Paganini vai decretar estado de calamidade pública, o que pode ajudar o município a conseguir recursos com os governos estadual e federal de forma mais rápida.

“Iconha acabou. Tenho 54 anos que moro aqui e nunca tinha visto um cenário triste desses. Vamos precisar da ajuda do governador e do presidente para reconstruir a cidade”, relatou o prefeito, que destacou a ajuda que o município vem recebendo. “Chega caminhão-pipa um atrás do outro”.

Em Iconha, pelo menos duas mortes foram registradas. Um homem foi encontrado morto no quintal de uma casa na comunidade de Bom Destino, em Iconha, na madrugada deste sábado (18). A suspeita é de que ele tenha morrido afogado devido aos alagamentos no município. Outra pessoa também morreu ao ser levada pela enxurrada.

Várias comunidades do município estão isoladas por causa de alagamentos e pela lama nas ruas. Nem o hospital Danilo Monteiro Castro escapou da tragédia. Segundo a Defesa Civil, a água atingiu até o segundo pavimento do hospital.

Acompanhe as Notícias da Enchente em Iconha-ES

5 Mortes registradas nas enchentes no Espírito Santo. Iconha foi a mais afetada!
5 Mortes registradas nas enchentes no Espírito Santo. Iconha foi a mais afetada!

Cinco mortes e dezenas de pessoas desalojadas até a manhã deste sábado (18).

Cinco mortes estão confirmadas no sul do estado, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, até a manhã deste sábado (18). O número refere-se a dois moradores de Iconha e três de Alfredo Chaves.

Confira mais notícias sobre a tragédia em Iconha e Alfredo Chaves-ES

Alagamentos e deslizamentos deixaram aproximadamente 32 pessoas desabrigadas e desalojadas. As cidades mais atingidas são Iconha e Alfredo Chaves, mas outras cidades do estado também alertam atenção à munícipes que moram em lugares de risco.

Duas pessoas ficam presas aos escombros em Cachoeiro

As chuvas que castigaram o Sul do Estado também causaram muitos problemas em Cachoeiro de Itapemirim. No Bairro Nossa Senhora da Penha, uma casa desabou na madrugada deste sábado (18). Dentro da residência, no momento do desastre, estavam três crianças e dois adultos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local por volta das 4 da manhã, as três crianças foram retiradas dos escombros sem lesões, antes mesmo da chegada do socorro. Elas foram levadas, por moradores, para o Hospital Infantil de Cachoeiro.

Duas pessoas permaneceram presas sob a laje da casa, presas pela cintura e pernas, ambas conscientes, até a chegada dos Bombeiros. As vítimas foram resgatadas e encaminhadas para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. O local do desabamento foi isolado.

Casal de idosos morre soterrado em Alfredo Chaves após deslizamento

Um casal de idosos morreu na noite desta sexta-feira (17) em Alfredo Chaves, após deslizamento causado pela forte chuva no município. Eles moravam no bairro Cachoeirinha e a casa foi soterrada.

Estamos em busca de mais informações sobre o caso da enchente que assolou Iconha no Espírito Santo. A qualquer momento mais notícias sobre essa tragédia no Sul do ES.

Com eles estava o neto, que foi resgatado pela vizinhança ainda com vida. Os moradores próximos contam que ele estava machucado e foi encaminhado para o hospital de Vitória. Até o fechamento da matéria, nomes e idades não foram informadas.

O Ginásio de Esportes Municipal está recebendo as famílias desalojadas. Em caso de emergência, acione o telefone da Defesa Civil Municipal: (27) 98134-2415.

Cenário de Destruição e Morte em Iconha

A cidade de Iconha foi uma das mais atingidas pelas chuvas nas últimas horas. O dia deste sábado (18) amanheceu com cenário de destruição e pessoas desalojadas. Um homem foi encontrado morto no quintal de casa na comunidade de Bom Destino, no interior da cidade, nessa madrugada. A suspeita é de que ele tenha morrido afogado.

O município deve decretar estado de calamidade pública. Autoridades estão acompanhando trabalhos de resgate, depois do rio ter subido mais de quatro metros durante o período da noite, derrubando pontes e arrastando carros, móveis, placas de trânsito e até um caminhão.

Estamos em busca de mais informações sobre o caso da enchente que assolou Iconha no Espírito Santo. A qualquer momento mais notícias sobre essa tragédia no Sul do ES.

Segundo a Defesa Civil, o nível subiu por conta do aumento do nível do rio de Vargem Alta. A água atingiu até o segundo andar do hospital Danilo Monteiro Castro e, na manhã de hoje, bombeiros estão sendo preparados para fazer resgates de pacientes.

Todo o comércio do centro de Iconha foi perdido e comunidades estão isoladas por causa de alagamentos e pela lama nas ruas.

MOBILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Internautas estão nas redes sociais desde a noite de ontem (17) publicando vídeos e fotos da situação na cidade de Iconha. O sábado amanheceu com pessoas e entidades religiosas se mobilizando para recolher mantimentos, água, objetos pessoais, entre outras coisas que possam ajudar os munícipes atingidos pela forte chuva nessa madrugada.

As doações serão encaminhadas não só para Iconha, mas também para Vargem Alta e Jaciguá, que também sofreram devastações após alagamentos.

As principais referências de doações nas cidades estão sendo as igrejas católicas. Estão divulgando em suas redes sociais os pontos para se deixar doações em prol das pessoas que perderam seus pertences nas cidades atingidas.

Vídeos mostram enchente no ES: Até carros são arrastados pela água em Iconha

A enchente em Iconha arrasta até carros no centro da cidade, essa possivelmente tará sido a maior do gênero nos últimos anos, prejuízos sequer podem ser contabilizados até o momento.

O município de Iconha está em Alerta Máximo após Enchente no Espírito Santo. A Defesa Civil pede que moradores abandonem áreas de risco e busquem um local seguro.

A Defesa Civil de Iconha emitiu um alerta para que as famílias deixem as casas que estão em áreas de risco. O Rio Iconha, que corta a cidade, já está quatro metros acima do nível normal.

Pelas redes sociais, o prefeito da cidade, João Paganini, fez o alerta. “Chove muito forte por todo o nosso município. O rio continua a subir e nossa equipe já está toda em campo para monitorar e socorrer as famílias necessitadas”.

A prefeitura informou que as equipes estão monitorando e, em caso de emergência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone (28) 99921-4323.

A enchente em Iconha ocorrida na noite de ontem (17/01) pode ter sido a maior de sua história. O município que fica no Sul do Espírito Santo está sofrendo as fortes chuvas que caíram na cidade.

Quem conhece a cidade se assusta com as cenas, pois o volume d’água é realmente muito grande, o prefeito João Paganini ontem a noite afirmou que o nível do rio estava chegando a 4 metros e continuava a subir.

Internauta postou vídeos da enchente em Iconha no Twitter

O vídeo postado no Twitter por Karla Maria @karlinhamaria mostra um posto de combustíveis no centro da cidade tomado pela correnteza, no entanto um detalhe que pode passa despercebido é a presença de uma pessoa agarrada a coluna central da cobertura do posto.

Pelas imagens disponibilizadas nas redes sociais também dá para se ter uma noção da altura, pois o nível da água no momento das filmagens já estava chegando ao teto das construções baixas.

Caos total na enchente em Iconha

Até o hospital da cidade foi prejudicado com a inundação, os prejuízos somente serão conhecidos na manhã de hoje (18). Com relação ao número de vítimas também não há informações sobre feridos ou desaparecidos, no entanto nenhuma possibilidade está descartada.

O Governador Renato Casagrande informou que as chuvas causaram danos em várias cidades do Sul do ES. Citando entre elas Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua, Vargem Alta e Marechal Floriano.

Alerta Laranja

Apesar de todo o estrago o alerta de chuvas tinha a indicação laranja, ficando atrás da vermelha que o alerta máximo, vale salientar que o Estado já teve a emissão de alerta vermelho nos últimos dias.

Aviso Público - Alerta Laranja para chuvas no ES
Aviso Público – Alerta Laranja para chuvas no ES

Rio Sobe 4 metros e arrasta tudo no centro Iconha no Espírito Santo

A enchente em Iconha ocorrida na noite de ontem (17/01) pode ter sido a maior de sua história. O município que fica no Sul do Espírito Santo está sofrendo as fortes chuvas que caíram na cidade.

Quem conhece a cidade se assusta com as cenas, pois o volume d’água é realmente muito grande, o prefeito João Paganini ontem a noite afirmou que o nível do rio estava chegando a 4 metros e continuava a subir.

Confira as Fotos da Enchente no Sul do ES

Cenário de Destruição após as Enchentes
Cenário de Destruição após as Enchentes
Posto de Combustíveis quase foi levado com a enchente em Iconha-ES
Posto de Combustíveis quase foi levado com a enchente em Iconha-ES
Veículo ficou pendurado após enchentes que assolaram Sul do ES
Veículo ficou pendurado após enchentes que assolaram Sul do ES
Veículos revirados e retorcidos após a tragédia em Iconha-ES
Veículos revirados e retorcidos após a tragédia em Iconha-ES
Ruas de Alfredo Chaves totalmente intransitáveis após as fortes chuvas
Ruas de Alfredo Chaves totalmente intransitáveis após as fortes chuvas
Carro arrastado durantes chuvas em Iconha no Espírito Santo
Carro arrastado durantes chuvas em Iconha no Espírito Santo
Homem sendo resgatado de escombros
Homem sendo resgatado de escombros
Centro da cidade debaixo d'água após a Enchente
Centro da cidade debaixo d’água após a Enchente
Governador Renato Casagrande visita locais de Enchentes e diz que viu cenário de guerra
Governador Renato Casagrande visita locais de Enchentes e diz que viu cenário de guerra
Avenidas destruídas pelas chuvas que inundaram a cidade
Avenidas destruídas pelas chuvas que inundaram a cidade
Chuva e lama tomaram conta de tudo após as enchentes no Sul do ES
Chuva e lama tomaram conta de tudo após as enchentes no Sul do ES
Carro parece ter sido atropelado por um tanque de guerra após a enchente
Carro parece ter sido atropelado por um tanque de guerra após a enchente

 

Iconha-ES: Casal sobrevive após ficar pendurado por 5 horas em janela

Casal de Iconha sobrevive após ficar 5h pendurado em janela de casa alagada
O casal de idosos, Glorinha e José Luiz Olisi, foi surpreendido pela enxurrada que atingiu o município na sexta (21). Eles acreditam que escaparam por milagre.

Leia Também

Um casal de aposentados ficou entre a vida e a morte durante a enchente que atingiu o município de Iconha, na noite da última sexta-feira (21). Glorinha Olisi, 73 anos, e José Luiz Olisi, 72, apenas conseguiram se salvar da enxurrada, que invadiu a casa que moram ao ficarem por 5 horas agarrados na janela de madeira do quarto do imóvel.

O nível da água da chuva subiu rápido no local e em menos de alguns minutos, Dona Glorinha, que sofre de problemas do coração, e José, que está em tratamento em decorrência de um câncer de medula, se viram presos dentro da casa alagada.

Água na altura do peito

“A água já estava próxima do peito na cozinha, mas quando fomos para o quarto a água já estava subindo rápido, o guarda-roupa se deslocou e impediu a passagem da porta”, disse o aposentado.

Glorinha e José Luiz Olisi, foi surpreendido pela enxurrada que atingiu Iconha-ES
Glorinha e José Luiz Olisi, foi surpreendido pela enxurrada que atingiu Iconha-ES

Seu José chora ao lembrar o sufoco que foi passado, ao mesmo momento que a idosa se emociona ao relembrar todos os momentos nunca antes imagináveis. “Nós estávamos com a boca no teto, não tinha mais oxigênio, eu falei ‘vou morrer’, eu estou sufocada”.

Cruz fica intacta em loja inundada pela Enchente de Iconha-ES

Cruz fica intacta em loja inundada pela Enchente de Iconha-ES
Cruz fica intacta em loja inundada pela Enchente de Iconha-ES

Em meio a tantas histórias tristes devidos as chuvas no Espírito Santo uma história despertou a curiosidade. Isso porque cruz foi encontrada intacta em loja inundada em Iconha.

Embora diante da destruição enfrentada por Iconha, município ao Sul do Espírito Santo, devido às fortes chuvas que tiveram início na última sexta-feira (17), uma história de fé chamou a atenção nas redes sociais: uma loja da região, que ficou completamente embaixo da água, manteve um crucifixo intacto, mesmo não estando preso à parede. A afirmação é da arquiteta Michele Mozer, filha da proprietária do estabelecimento, que compartilhou o fato no Instagram. Ela fala da surpresa e da emoção que a família sentiu ao saber do que havia acontecido.

Cruz fica intacta durante tragédia em Iconha

“A loja ficou revirada, só ficou o crucifixo no mesmo lugar e ele não tinha prego. Estava só encostado na parede, foi surpreendente”, contou filha de comerciante

“Na noite da enchente eu não estava em Iconha. Mas o que aconteceu é que ninguém esperava que a água fosse subir tão rápido. Ninguém deu conta de tirar nada das lojas e praticamente todo mundo perdeu tudo. Meu pai tentou proteger as coisas e colocá-las no alto, saiu da loja com a água no peito. Depois disso, para nossa surpresa, já que nem conseguimos de imediato entrar na loja quando abaixou a água, olhamos pelo vidro e percebemos que a prateleira que tinha o crucifixo ficou intacta”.

Cobertura Chuvas no ES

“A loja ficou revirada, só ficou o crucifixo no mesmo lugar e ele não tinha prego, estava só encostado na parede, foi surpreendente”

“SENTIMOS QUE DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO”

De família católica, Michele contou que é muito devota e que se sentiu confortada com o ocorrido. Segundo ela, é como se Deus enviasse a mensagem de que está sempre presente. “Nem apoio da prateleira que é de vidro a imagem tinha e ficou do mesmo jeito que estava quando a loja estava fechada, antes da chuva. Temos muita fé e isso foi muito emocionante para nós. No entanto nos confortamos sabendo que Deus está ali, independente da situação”, disse.

“Perdemos 100% da loja e da casa dos meus avós. Minha avó morava em cima da loja, a água chegou quase no segundo andar. Tudo o que estava na garagem foi embora também e vimos muitos outros casos assim, como um de uma bíblia em cima da cama, que a água veio e não molhou. Agora vamos manter esse crucifixo com nossa família, não vamos abrir mão dele nunca”, finalizou.

A história da Cruz logo se espalhou na cidade e viralizou na internet.

 

Sobe para 7 número de mortos vítimas das chuvas no Sul do Espírito Santo

Sobe para 7 número de mortos vítimas das chuvas no Sul do Espírito Santo
Sobe para 7 número de mortos vítimas das chuvas no Sul do Espírito Santo / Foto: Studio Matri

Subiu para sete o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que castigaram o Sul do Espírito Santo, na última sexta-feira (17).

O corpo do último morador desaparecido foi encontrado na manhã desta terça-feira (21), em Iconha. Não há mais desaparecidos, já que das cinco pessoas que estavam sumidas, quatro apareceram. Elas fugiram para propriedades procurando abrigo e estavam sem contato por telefone, mas estão bem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 2.282 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, nos municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul. Algumas famílias, que moram no interior destas cidades estão isoladas, e as equipes da Defesa Civil estudam formas de chegar até estes locais, já que muitas em muitas áreas só se chega de helicóptero.

Até sexta-feira (25), há alertas para chuvas fortes no Espírito Santo. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), nesta terça-feira (21), há risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Sul do Espírito Santo e parte de Minas Gerais.

O volume acumulado é muito preocupante. Várias regiões do estado do Espírito Santo podem acumulado de 200 a 300 mm até o dia 25 de janeiro, o que representa mais do que média normal para todo o mês.

Fonte: aquinoticias.com

Confira Também