23.7 C
Marataizes
quinta-feira, março 28, 2024
23.7 C
Marataizes
quinta-feira, 28 março 2024
NotíciasGeralComo acabar com a dor de dente?

Como acabar com a dor de dente?

"Como

Seu dente está te incomodando? Vamos te ajudar a acabar com a dor de dente. Veja nossas dicas a seguir: Parece que por mais que você tente, aquela dorzinha chata não vai embora? Saiba que existem alguns truques para que ela te deixe em paz de uma vez por todas.

É um instinto quase natural do ser humano buscar tudo na internet. Em casos de qualquer indicação de dor, é no Google onde recorremos primeiro.

Então, se você está sentindo alguma dor no dente enquanto está lendo esse artigo, saiba desde já que veio ao lugar certo.

Manter uma boa higiene é o passo número 1. Com ela, podemos evitar inúmeras doenças, seja uma simples dor no dente, como coisas mais sérias.

Escovar os dentes três vezes ao dia previne que restos de comidas fiquem dentro da nossa boca. Podendo se transformar, futuramente, em cáries.

Em alguns casos, onde a pessoa não fez a sua escovação da maneira correta, acarretou no acúmulo de comidas em uma relação simbiótica com as bactérias locais, gerando uma dor de dente.

Quando a dor é leve, às vezes pode ser resolvida somente com a escovação, sem a necessidade de remédios. O creme dental possui um efeito rápido contra as placas bacterianas e os pelos da escova eliminam os restos de comida.

Geralmente, é isso o que acontece quando sentimos dores de dente de forma leve, quase suportável.

 

Fuja do industrial, use o natural

No tempo das nossas avós, a necessidade e a falta de tecnologia faziam com que os remédios fossem adquiridos da própria natureza.

Esses conhecimentos foram passados de geração em geração e perdura até os dias de hoje. Para quem acha que os chás servem apenas para acalmar os nervos, está totalmente equivocado!

Mesmo que o ideal seja buscar a ajuda de um dentista, pois ele é um profissional que compreende melhor que qualquer outra pessoa, existem alguns métodos caseiros que ajudam a acabar com a dor de dente, e o melhor, sem sair de casa.

As opções são diversas, além de apresentarem eficácia, possuem um ótimo custo-benefício.

Água:

  • Quando misturado com sal, a solução ajuda a amenizar as dores desde a raiz até o esmalte do dente. Água com sal é usada apenas para bochechar, então, cuidado para não ingerir, pois nela está contido os microrganismos que antes estavam no dente.
  • A água em seu estado sólido, ou seja, o gelo, é um grande aliado para ajudar nas dores de dente. Basta colocar em cima da região dolorida, por 15 minutos e logo a dor terá amenizado.

Chás:

  • As folhas de hortelã servem para acabar com as dores e inflamações causadas na raiz do dente;
  • O cravinho da Índia pode ser usado como chá, mas também ser mascado. Ele age de maneira rápida, anestesiando o local, fazendo com que a dor desapareça com um passe de mágica;
  • Um chá feito com as folhas da erva-cidreira terá um efeito de calmante. Fazendo com que a região fique anestesiada e a dor não fique tão insuportável, te dando uma trégua. No entanto, não deve ser ingerido, apenas bochechar.

 

Quando um remédio pode ser a melhor solução para acabar com a dor de dente?

Visite seu dentista com regularidade para evitar dores e ter que usar remédios
Visite seu dentista com regularidade para evitar dores e ter que usar remédios

Em algumas situações, principalmente quando visitamos um profissional, o tratamento que eles recomendam são a base de antibióticos.

Dessa maneira, o mais aconselhado é seguir à risca tudo o que foi prescrito na receita, em vez de permanecer com uma dor de dente incômoda.

Em geral, os remédios mais utilizados para acabar com as dores de dente são os anti-inflamatórios. Eles agem diretamente no local lesionado, fazendo com que a inflamação dê uma trégua.

Em casos onde o paciente está sentido dores durante mais de 7 dias, a inflamação é tão forte, que o tratamento poderá durar entre 15 a 20 dias. De forma que a gengiva volte ao normal.

Para conter a inflamação, as opções que não causam danos na saúde, caso ministrado corretamente, são a Aspirina, Ibuprofeno e Naproxeno.

Agora, se você precisa conter as dores enquanto não chega o dia da sua consulta,

Dipirona e Paracetamol são aqueles medicamentos mais leves e indicados para dores. Podem ser encontrados em comprimidos ou gotas, e ingeridos normalmente.

Existe também algumas pomadas que podem ser aplicadas diretamente no dente. A benzocaína e xilocaína possuem um efeito anestésico, que age rápido e diretamente na raiz do dente.

Mas, antes de se auto medicar, pense em buscar um dentista. Pois ele avaliará e informar qual o grau da inflamação, ou se é uma infecção.

 

A importância de um dentista profissional

Por mais que na nossa cultura o hábito de se medicar sozinho seja considerado “normal”, mesmo não sendo verdade. Nunca deixe de procurar a ajuda de um profissional.

No caso de uma dor de dente, o dentista averiguará qual a situação e passar qual seria o tratamento mais indicado.

No entanto existem alguns casos onde não será possível mais recuperar o dente. Isso pode acontecer devido à quantidade de bactérias presentes. Assim como a profundidade das cáries no local.

Quando um dente não consegue ser salvo pelos remédios caseiros, ou os fármacos, a solução será retirá-lo. Quando isso acontecer, o cuidado com a higiene bucal deve permanecer.

Pois, as bactérias se proliferam rapidamente, formando placas bacterianas e destruindo tudo o que veem pela frente.

Para garantir que novos microrganismos não se fixem na gengiva do dente extraído, é preciso seguir à risca, algumas recomendações:

  • Colocar e mastigar a comida no lado oposto ao dente que foi retirado;
  • Não comer alimentos frios ou quentes ao extremo, pois a gengiva ainda está sensível e pode causar alguma lesão;
  • Quando for escovar os dentes, não coloque muita força, apenas deslize a escova suavemente onde o dente estava, para evitar o acúmulo de comida;
  • Fique pelo menos 1 dia em repouso, pois em alguns casos, fazer muito esforço pode comprometer o processo de cicatrização da gengiva.

Tenha em mente que você está retirando uma parte do seu corpo. E todo o restante do sistema precisa se acostumar com a perda. Então, antes de voltar a fazer qualquer coisa, tire algumas horas para o seu corpo se estabilizar.

 

Qual o melhor anti-inflamatório para desinflamar o dente?

A escolha do remédio deverá seguir alguns critérios, tais como: idade, efeitos colaterais e contraindicação. Portanto segue abaixo três dos mais importantes, no entanto leia com atenção as dicas individuais de cada um deles.

  • Ibuprofeno
  • Aspirina
  • Naproxeno

Se uma criança com menos de 12 anos está sendo acometida com essas dores, não poderá ingerir a mesma dosagem que um adulto, por exemplo.

Dessa forma, é extremamente importante averiguar a dosagem ideal para a idade de quem vai tomar o anti-inflamatório antes de tomá-lo.

Após isso, você poderá decidir entre as 3 opções mais comuns para tratar a sua dor de dente, sendo eles: Ibuprofeno, aspirina ou Naproxeno.

O Ibuprofeno é contraindicado para pessoas que sofrem de asma ou qualquer outra doença respiratória.

Para aqueles que sofrem de pressão alta, só poderá usar o medicamento se for indicado pelo médico, caso contrário, não deve tomar em hipótese alguma.

A aspirina não deve ser utilizada por indivíduos que possuem insuficiência renal ou hepática, ou mulheres que estão entrando no último trimestre de gestação.

Em casos de crianças menores de 12 anos, ela não poderá ingerir esse medicamento, pois seus componentes são fortes e podem causar reações alérgicas.

Quanto ao Naproxeno, este não poderá ser usado quando a pessoa acometida com dores de dente possui alguma doença que afeta o coração, desde insuficiência cardíaca até hipertensos.

Como acabar com a dor de dente em grávidas?

Mulheres grávidas precisam fazer o pré-natal odontológico
Mulheres grávidas precisam fazer o pré-natal odontológico

Mulheres grávidas não devem tomar esse medicamento, somente se tiver um acompanhamento médico, pois ele causa efeitos letais nos fetos.

Esses três medicamentos são indicados para um tratamento onde a gengiva está bastante inflamada e o dente muito dolorido. Eles servem para aliviar a dor e desinflamar o local.

Entretanto, caso os sintomas persistam após o segundo dia de tratamento, o ideal é buscar ajuda médica, antes que venha a se tornar uma infecção ou comprometa os dentes vizinhos, em caso de cárie.

 

O que fazer para aliviar a dor de dente quebrado?

Estava apressada ou desatenta e acabou sofrendo um acidente que resultou em um dente quebrado? Saiba que se não agora, em algum momento você será acometida com uma dor no local.

Mas, antes que o dente resolva apresentar algum sintoma, leia abaixo as maneiras mais eficazes para combater essa dor, evitando mais sofrimento no futuro.

No momento da queda, a primeira coisa que acontece é um pequeno sangramento na gengiva, devido a todo o impacto. Para estancar, o mais adequado é colocar uma gaze molhada no lugar machucado.

Procure usar uma água gelada, pois assim, ajuda a conter o sangue, evitando que ele fique escorrendo por muito mais tempo, podendo causar uma hemorragia mais grave.

Em casos onde o sangramento continue, consuma sorvete ou ponha um cubo de gelo no local. Repita esse procedimento até que não saia mais sangue da gengiva.

Quando estiver tudo limpo dentro da boca, é preciso analisar o estado em que se encontra o dente.

Dente Quebrado

Se estiver quebrado, as opções mais viáveis, por um período de curta duração, são os anti-inflamatórios e continuar aplicando o gelo, assim, deixa o local anestesiado.

No entanto, como mencionado, essas opções apresentadas só serão eficazes durante um curto espaço de tempo.

Pois, existem sérios riscos de permanecer muito tempo com um dente quebrado dentro da boca.

Mesmo tomando bastante cuidado, ainda existe uma grande possibilidade de resultar em uma proliferação de bactérias ou cáries. O que certamente irá ocasionar muita dor de dente.

Se isso acontecer, a contaminação poderá passar do doente quebrado para um que está perfeitamente saudável.

Os medicamentos servirão somente para aliviar a dor no dente quebrado e a inflamação na gengiva.

Nesses casos, o ideal é buscar ajuda de um dentista o mais rápido possível. Durante a consulta o médico avaliará se o melhor será a restauração ou a extração do dente.

 

O que é bom para desinflamar o dente?

Se você está sentindo uma dor de dente tão insuportável que não conseguirá esperar por uma consulta no dentista, saiba que existem algumas maneiras, eficientes, para ajudar a desinflamar a gengiva.

Evitar fármacos é sempre o recomendado pelos médicos, uma vez que ainda não se sabe quão grave é a inflamação.

Siga as dicas para acabar com a dor de dente?

Partindo desse ponto, o mais indicado é utilizar os remédios caseiros, que não contem aditivos industriais e não causa reações indesejadas.

As opções que ajudam a desinflamar o dente e também aliviar sua dor podem ser facilmente encontrados em casa ou nos supermercados.

Alguns deles são:

  • alho
  • cravo-da-índia
  • suco de limão
  • chá de hortelã
  • eucalipto
  • erva-cidreira
  • gelo

O alho deve ser amassado até virar uma mistura homogênea e pastosa.

Após feito isso, basta colocar sobre o dente que está doendo que vai ajudar a reduzir as dores, assim como evitar a proliferação de culturas bacterianas para outros dentes.

O cravo-da-índia pode ser usado como chá, óleo ou também mascado igual chiclete. Ele serve para anestesiar o dente e a gengiva, fazendo com que a dor alivie durante um tempo.

Enxaguante Bucal

Pelo fato de ser uma fruta cítrica, o limão pode substituir um enxaguante bucal, pois possui a mesma serventia: atuando como antisséptico e ajudando a eliminar a dor de dente, enquanto evita o acúmulo de bactérias.

Caso você seja mais adepto aos chás, as melhores opções são hortelã, eucalipto e erva-cidreira.

Nas folhas dessas plantas existem substâncias que vão agir diretamente na lesão do seu corpo, que neste caso, seria no seu dente.

Alimentos gelados como sorvete, picolé ou somente o gelo, ajudam a controlar o fluxo sanguíneo e também a manter o local desinchado.

Além dos meios naturais, os fármacos que podem ser usados para desinflamar o dente são: ibuprofeno, aspirina e naproxeno. Mas somente sobre uma supervisão médica.

 

Quais são os melhores remédios para dor de dente?

Você deve antes de qualquer coisa saber que a presença de cáries irão causar dor de dente cedo ou tarde. Portanto para acabar com a dor de dente é necessário manter hábitos de escovação constante.

Mas se você por algum motivo relaxou com os cuidados dentários siga a leitura, pois temos dicas importantes acabar com sua dor de dente.

Não podemos afirmar, com certeza, a eficácia de um remédio. Pois, o que pode ser ideal para uma pessoa, pode não ser para outra.

Após esclarecer esse ponto, podemos dividir e listar alguns remédios para curar sua dor, mas vale ressaltar sempre, que é necessário ir no dentista.

Os remédios anestésicos são aqueles usados quando precisamos aliviar alguma dor. No caso da dor de dente, os mais indicados são o Paracetamol e Dipirona.

Entretanto esses dois fármacos são os mais usados contra enfermidades mais leves, como dores de cabeça e febre.

Medicamentos sem prescrição médica

Além disso, podem ser adquiridos nas farmácias sem a necessidade de uma prescrição médica.

Porém, antes de se auto medicar, leia as contraindicações que cada um deles possui.

Para os consumidores de álcool, o Paracetamol não é um remédio indicado. Uma vez que, em vez de uma simples dor de dente, ser acometido por efeitos colaterais mais graves.

Já a Dipirona, é contraindicada a ser usada por indivíduos que apresentem algum tipo de hipersensibilidade.

Mulheres gestantes devem evitar ao máximo esse medicamento, pois seus constituintes poderão afetar diretamente o bebê.

Uma outra categoria de medicamentos são os anestésicos locais. Esses não são ingeridos como os outros, mas sim, aplicados no dente que está inflamado e causando essa dor tão insuportável.

Os anestésicos locais nada mais são do quê pomadas. Para aliviar a sua dor de dente, as mais indicadas são: xilocaína e também a benzocaína.

Quando colocadas sobre o dente, elas agem quase que imediatamente, pois neutralizam o nervo machucado, permitindo que ele tenha um alívio contra a dor.

Dessa forma, podemos concluir que as pomadas são as mais eficazes, uma vez que não serão ingeridas, diminuindo assim, os seus efeitos colaterais.

 

Como saber se o dente está inflamado ou infeccionado?

Esse é o momento em que você não poderá seguir sem a ajuda de um dentista. Somente um médico com essa especialidade pode te ajudar a identificar qual a situação do seu dente neste momento.

No entanto, existem algumas formas de tentar conseguir essa informação sozinho. Quando um dente está somente inflamado, você sentirá uma dor incômoda na região onde ele se encontra.

O local poderá apresentar um inchaço leve ou um pouco mais moderado. A dor de dente não acompanha bolhas ou outros ferimentos.

Ou seja, uma inflamação acometerá somente o lugar onde está o dente machucado. Já a infecção, pode ser chamada também de abcesso dentário.

Seus sintomas podem ser apresentados da seguinte forma: dor incômoda no dente e na mandíbula, sensibilidade a qualquer alimento, seja ele quente ou frio, o que gera uma dor angustiante durante o simples ato de mastigar.

Bactérias podem necrosar o dente

Devido as bactérias presentes no local, elas poderão necrosar o dente, fazendo com que a dor apenas aumente como o passar do tempo.

A liberação do pus acontece quando existe a presença de feridas na região, deixando a boca sempre com mal hálito.

A coloração dos dentes também ajuda na hora de identificar se é uma infecção ou inflamação.

Quando está infeccionado, o acúmulo de pus e colônias bacterianas deixam um aspecto mais amarelado, igual como se não houvesse sido escovado. Portanto para acabar com a dor de dente você deve sempre fazer uma escovação após a alimentação.

Temperaturas elevadas é um método usado pelo nosso sistema de defesa, ou seja, o nosso sistema imunológico para tentar curar o dente antes de ser tarde demais e a infecção atinja mais regiões.

A febre alta serve para eliminar e impedir que as bactérias possam continuar fazendo o dente como abrigo. Apesar de todas as indicações, ir no dentista é sempre a melhor opção.

Dicas de vídeos do Youtube

Antes de compartilhar nossas perguntas e respostas mais buscadas selecionamos três vídeos do Youtube com dicas importantes para você cuidar dos dentes e eliminar dores de maneira bem rápida e simples.

Nossa primeira dica é para saber como Aliviar a Dor de Dente em Época de Quarentena confira as Dicas de Saúde Bucal da Adornare Odontologia Estética.

Como aliviar sua dor de dente em época de quarentena

 

Nossa segunda indicação de vídeo fala sobre como acabar com a dor de dente bem rápido. O vídeo possui 9 minutos e 56 segundos e possui dez dicas. O vídeo é uma criação do canal Incrível e já tinha mais de 518 mil visualizações até a postagem dessa matéria.

10 Maneiras de Acabar com uma Dor de Dente em um Minuto

 

 

A terceira dica ala sobre infecção dentária fique atento aos perigos desse problema e conira as dicas da Dra Danielle Sales. As dicas são do canal da Clínica Allere.

Perigos da Infecção Dentária

 

Confira nossa FAQ sobre Qual o melhor remédio para tirar a dor de dente?

Qual o melhor remédio para tirar a dor de dente?

Veja os 2 principais remédios para aliviar a dor de dente Remédios anestésicos locais, como pomada de benzocaína ou xilocaína: ajudam a anestesiar os nervos juntos do dente, permitindo um alívio muito rápido da dor; Remédios analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona: possuem propriedades que ajudam a aliviar dores leves a moderadas;

Qual o melhor remédio para dor de dente caseiro?

Existem uma série de remédios caseiros para dor de dente ensinados entre as pessoas e até em sites na internet: Aplicar cravo moído com azeite ou óleo vegetal. Colocar uma cebola crua sobre o dente. Fazer bochecho com água quente com sal. Aplicar extrato de baunilha. Mastigar folhas de losna.

O que é bom para dor de dente inflamado?

Após um profissional identificar que você está com um dente inflamado, o dentista indicará um analgésico que ajuda muito no alívio da dor. - Aplique gelo (não diretamente) na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos. - Bochechos com água morna e sal para garantir que nenhum alimento ficou na região

Como acabar com a dor de dente em um minuto?

Confira 8 Maneiras de Acabar com uma Dor de Dente em um Minuto? Compressa fria. Chá de hortelã Peróxido de hidrogênio. Folhas de goiaba. Tomilho. Folhas de trigo. Alho. Bochechar com salmoura.

O que é bom para dor de dente furado?

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado, explica o dentista. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente.

O que fazer para dormir quando se está com dor de dente?

Veja as dicas para você dormir bem todas as noites “Uma boa escovação, o uso de fio dental, ir ao dentista a cada seis meses para fazer a limpeza dos dentes e ficar atento à necessidade de aparelho são bons hábitos que ajudam a espantar a dor de dente”.

Como Desinflamar dente com remédio caseiro?

Remédio caseiro para dor de dente funciona? Sim funciona! Confira abaixo os principais e as dicas Mastigar alho. Aplicar cravo moído com azeite ou óleo vegetal. Colocar uma cebola crua sobre o dente. Fazer bochecho com água quente com sal. Aplicar extrato de baunilha. Mastigar folhas de losna.

Como saber se o dente está inflamado ou infeccionado?

Sintomas de Abscesso dentário Dor de dente. Vermelhidão na área afetada. Sensibilidade ao toque. Drenagem de pus. Dificuldade de abrir a boca ou mastigar. Gânglios do pescoço inchados. Dente escurecido.

É possível curar a dor de dente com alho?

Para amenizar a dor de dente, você deve esfregar metade de um dente de alho no dente por sete a dez minutos pode ajudar a aliviar o desconforto. Quando a dor começar, mastigue o dente de alho para liberar o suco. Em cerca de 15 a 30 minutos a alicina presente no líquido vai fazer efeito e a dor irá desaparecer.

Porque a dor de dente aumenta a noite?

Ela ocorre na polpa ou nas estruturas adjacentes do dente e é causada por cárie, trauma, problema gengival ou contato prematuro – quando, por conta de uma mordida errada, há choques inadequados entre os dentes. Uma vez com a dor, o ato de deitar intensifica esse mal

O que fazer quando o dente está latejando?

Uma solução simples é usar água morna + sal Portanto, unindo esses dois componentes, aquela dor latejante está com as horas contadas. Como usar: O segredo é fazer com que o líquido entre em contato com o dente dolorido. Para isso, realize o bochecho de hora em hora por 30 segundos e cuspa a solução.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.