O Comitê de Elegibilidade da Petrobras aprovou, nesta segunda-feira (11), o nome de José Mauro Ferreira Coelho para o cargo de presidente da Petrobras. A indicação do executivo tinha sido anunciada pelo governo federal na última quarta-feira (6). Para referendar a indicação, os acionistas da companhia se reúnem nesta quarta-feira (13).
De acordo com o colegiado, o candidato preenche os requisitos necessários previstos na Lei 13.303/2016 e no Decreto 8.945/2016. Na decisão, o comitê recomendou que, caso seja oficializado no comando da Petrobras, Coelho tome as providências para que a empresa em que possui participação societária se abstenha de prestar serviços à Petrobras.
Coelho é atual presidente do conselho de administração da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural (Pré-Sal Petróleo) e ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. O indicado pelo governo também é ex-oficial de artilharia do Exército Brasileiro.
Graduado em química industrial pelas Faculdades Reunidas Professor Nuno Lisboa, José Coelho é especialista em ciências dos materiais pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), mestre em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nome vai passar por análise dos acionistas da companhia para ser referendado
José Mauro Ferreira Coelho, indicado pelo governo para presidir a Petrobras Foto: Saulo Cruz/MME
Comitê aprova indicação de José Coelho para presidir a Petrobras
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.