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Comissão de Infraestrutura fiscaliza obras na 3ª Ponte – Notícias da ALES

As obras de construção da ciclovia que vai ligar Vitória e Vila Velha e a Terceira Ponte foram fiscalizadas pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (12). A visita técnica teve como objetivos verificar o andamento das obras da ciclovia e as condições e manutenção da ponte após registros de possível perda de concreto nos blocos de contenção da via.

O presidente do colegiado, deputado Marcelo Santos (Podemos), visitou as estruturas acompanhado do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. Também participaram representantes da Rodosol, da empresa que executa as obras e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc).

Desplacamento

Sobre a manutenção da Terceira Ponte, foi avaliado o desplacamento, com perda de concreto em pontos da via. A comissão da Ales havia sido demandada por motoristas preocupados com possíveis falhas na estrutura. 

De acordo com a Rodosol, os pontos de desplacamento são identificados pela própria concessionária em suas inspeções e manutenções preventivas. O desplacamento é feito ao identificar peças de concreto que não têm função estrutural e que estão oxidadas ou corroídas. Essas peças são retiradas e substituídas seguindo o cronograma de urgência de intervenções, segundo explicou o diretor-presidente da Rodosol, Geraldo Dadalto. 

“A gente tem um plano de inspeção de cada peça e trecho da rodovia que funciona o ano inteiro. Desse plano é organizado o urgenciamento das intervenções. Essas peças de desplacamento não têm função estrutural, não são de suporte da ponte, mas sim de contenção. E essas peças já foram inspecionadas e seguem o planejamento de substituições segundo o plano de urgência”, explicou. 

O deputado Marcelo Santos ressaltou que o processo de oxidação por causa da maresia é frequente e que a manutenção é frequente e bem fiscalizada. “Posso afirmar que a Terceira Ponte hoje é a estrutura mais fiscalizada e com melhor manutenção. Nosso papel constitucional como deputados é vistoriar e garantir a qualidade e segurança das obras e da infraestrutura do nosso estado”, disse. 

Ciclovia

Quanto à ciclovia, já foram iniciadas as etapas de montagem e concretagem e também está sendo executada a construção do mirante no local. A ciclovia terá um alargamento de cerca de 6 metros próximo ao vão central, onde os ciclistas poderão parar e contemplar a baía de Vitória, o Convento da Penha e o Morro do Moreno. Com as novas fases, seis frentes de trabalhos estão em execução simultânea.

A Ciclovia da Vida, como foi nomeada pelo governo do Estado, terá pistas de sentido único acompanhando o fluxo dos veículos da Terceira Ponte. Cada pista contará com duas faixas de rolamento. O acesso será gratuito. Apenas bicicletas poderão transitar pela via; motos, patinetes e bikes elétricas, assim como pedestres, não poderão acessar a ciclovia. A medida é uma determinação de segurança do Corpo de Bombeiros Militar. 

De acordo com os engenheiros responsáveis pela obra, o trajeto de pouco mais de três quilômetros poderá ser percorrido em cerca de 10 minutos.
O projeto da Ciclovia da Vida e de ampliação da Terceira Ponte é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023. 

Devido ao ritmo atual das obras, o governo trabalha com a previsão de antecipar a entrega da ciclovia e da ampliação da ponte, como destacou o deputado Marcelo Santos. “Constatamos com essa visita técnica, o acelerar da obra. A ciclovia está bem avançada, sendo executada com materiais de primeira, com engenharia de ponta. Essa é uma obra de qualidade, que vai possibilitar que o prazo de entrega seja antecipado”, avaliou.

Terceira Ponte

O projeto de alargamento da ponte prevê o estreitamento das pistas, para possibilitar a inclusão de uma nova faixa em cada sentido. As proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas da direita serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas da esquerda e do meio serão para automóveis e motocicletas e terão 2,80 metros cada. De acordo com o governo, a capacidade de fluxo de trânsito será aumentada em torno de 40%. 

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou que o projeto da ciclovia e de ampliação da ponte é uma prioridade na área de mobilidade urbana para a região metropolitana. 

“É uma melhoria para o trânsito e para o transporte individual tanto para automóveis, motos e ônibus. As faixas adicionais vão representar uma redução dos congestionamentos entre Vitória e Vila Velha. E a ciclovia, uma importante alternativa de mobilidade. É um projeto que vem sendo desenvolvido há muito tempo, pelo qual clama a população capixaba”, destacou Damasceno. 

Além de ampliar da capacidade de fluxo de veículos, e permitir o trajeto de ciclistas, o projeto conta com a barreira de proteção ao suicídio. 

Visita técnica teve como alvo a manutenção da Terceira Ponte e a construção da ciclovia que vai ligar as cidades de Vitória e Vila Velha

Comissão de Infraestrutura fiscaliza obras na 3ª Ponte

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Comissão de Infraestrutura fiscaliza obras na 3ª Ponte

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