21.2 C
Marataizes
sábado, outubro 5, 2024
21.2 C
Marataizes
sábado, 5 outubro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasComissão de Agricultura aprova Projeto de Evair de Melo que incentiva à...

Comissão de Agricultura aprova Projeto de Evair de Melo que incentiva à apicultura de qualidade

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (11) por unanimidade o parecer ao Projeto de Lei 6913/2017 do deputado federal Evair de Melo (PP-ES), que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção Melífera e ao Desenvolvimento de Produtos e Serviços Apícolas de Qualidade.

O relator do projeto, deputado Marcon (PT/RS) destacou em seu parecer a “extrema relevância” da criação da Política Nacional de Incentivo à Produção Melífera e ao Desenvolvimento de Produtos e Serviços Apícolas de Qualidade, “para que se promova a sustentabilidade econômica à apicultura nacional, sem esquecer que ficará garantido o elevado padrão de qualidade dos produtos e serviços ofertados ao consumidor”.

Vice-presidente da Comissão de Agricultura e ex-apicultor, Evair afirma que o projeto dialoga com o Brasil e com diversos setores, como a economia, a saúde e o meio ambiente. O parlamentar também reiterou que a Política Nacional de Incentivo vai possibilitar o aprimoramento da atividade dos apicultores, visto que atualmente o setor enfrenta algumas dificuldades. “A organização da cadeia produtiva ainda é muito precária, principalmente devido à escassez de entrepostos e de equipamentos para a extração do produto, o beneficiamento de cera, entre outros serviços necessários à produção apícola”.

Meliponicultura

O relator fez uma contribuição ao texto incluindo os produtos e serviços Meliponícolas. O Brasil conta com aproximadamente 250 espécies de abelhas pertencentes à tribo Meliponini, chamadas popularmente de abelhas sem ferrão. Algumas destas espécies são criadas para a produção de mel, que tem sido cada vez mais valorizado para fins gastronômicos.

Entre os instrumentos previstos no Projeto estão o crédito rural, a pesquisa agrícola, a Assistência Técnica e Extensão Rural, o Cooperativismo, entre outros. “Os produtores terão mais facilidades com a implementação dessa Política de Incentivo, pois serão munidos de instrumentos importantes para a atividade e poderão assim gerar mais valor em seus produtos e serviços e mais renda no campo”, completa Evair.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.