21.9 C
Marataizes
sexta-feira, julho 18, 2025
18 de julho de 2025
NotíciasAssembleia Legislativa ESCom pauta liberada, há 10 urgências para votar - Notícias da...

Com pauta liberada, há 10 urgências para votar – Notícias da ALES

Dez matérias em regime de urgência aguardam análise dos deputados estaduais. Antes de serem votadas pelo Plenário, as matérias necessitam de parecer oral de comissões da Casa. Entre elas está o PL 188/2022, iniciativa do deputado Pr. Marcos Mansur (PSDB) que garante meia-entrada no acesso a eventos culturais e esportivos para professores e outros profissionais das redes privada e pública de ensino.

Também na área de educação, o PL 303/2022, de Sergio Majeski (PSDB), amplia o tempo concedido aos professores da rede estadual para planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional, fixando a hora-atividade em 50% da carga horária e reduzindo o tempo destinado à sala de aula (hora-aula). O deputado também assina o Projeto de Lei Complementar (PLC) 36/2022, que visa alterar os critérios de concessão da Bonificação por Desempenho paga a professores da rede estadual.

Fechando as matérias de educação com trâmite especial, o PL 135/2019, de Carlos Von (DC), sugere a criação do “Programa Maria da Penha vai à Escola”, visando “sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher”. A proposição determina o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) nas escolas públicas e particulares. Junto a ela tramita o PL 317/2022, de Iriny Lopes (PT). Os colegiados de Justiça, Cidadania, Segurança, Educação e Finanças vão emitir parecer à proposta. 

Outras propostas

O PL 321/2022, de Bruno Lamas (PSB), visa zerar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 170 cilindradas. A matéria terá parecer das comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Defesa do Consumidor e Finanças.

Do mesmo autor, o PL 205/2022 visa assegurar benefícios fiscais e tarifários aos motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores. A ideia é que quem não tiver infração de trânsito poderá usufruir de descontos no pagamento de IPVA, entre outras vantagens. O projeto terá parecer das comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças. 

Sem vetos para analisar, deputados estaduais se reúnem em sessão ordinária nesta terça-feira

Com pauta liberada, há 10 urgências para votar

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Com pauta liberada, há 10 urgências para votar

Confira Também