A atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizado na tarde de quarta-feira (03), mostra que o Espírito Santo já contabiliza 698 óbitos confirmados por novo coronavírus.
De acordo com o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, esse número, no entanto, pode ser ainda maior. “Infelizmente, além dos quase 700 óbitos confirmados, ainda temos 62 óbitos para covid que estão em investigação”, disse.
O subsecretário ainda explicou que, segundo projeções do governo, a previsão é que o número de mortes chegue a 1.200 até o final deste mês de junho. “É um número dramático que está previsto em função da nossa taxa de transmissão, que hoje é alta. A cada 10 pessoas que adoecem, transmitem para outras 18 pessoas”, explicou.
Apesar da projeção para a quantidade de óbitos ao final deste mês, o subsecretário afirmou que a média é de 30 mortes registradas por dia. Portanto, se este número for levado em consideração, pode-se afirmar que o resultado será ainda maior, registrando mais de 1.400 óbitos causados pela covid-19.
Diante da situação, o subsecretário reforçou a importância do distanciamento social. “É preciso que a gente compreenda a gravidade e permaneça em casa. Não temos vacina. A única vacina disponível é permanecer em casa. Com isso, a transmissão vai diminuir, os casos graves vão diminuir e as mortes também”, explicou.
Até a tarde desta quarta-feira (03), o Espírito Santo registrou 16.121 casos confirmados da doença e 8.789 pacientes já são considerados recuperados da doença. A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para o tratamento da covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Espírito Santo é de 82,69%. Na Grande Vitória, este número é de 87,86%.
FONTE:folhavitoria.com.br