A iniciativa tem como objetivo formar uma rede que promove a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e o gerenciamento adequado da doença, ampliando, assim, as chances de cura e controle. O movimento evidencia a importância do cuidado da mulher não só em outubro, mas durante o ano todo. Empresas e instituições como Lindoya Verão, Movimento Mulher 360 e mais de 20 associações de pacientes já aderiram ao movimento, que é aberto a organizações e instituições de tamanhos e segmentos diversos, que se engajem na causa.
Às vésperas do Outubro Rosa, o “Vem Falar de Vida” surge como um movimento contínuo e conector: uma rede de propósito para ouvir e ampliar vozes, compartilhando histórias, ações e iniciativas. Também propõe uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um de nós no diagnóstico precoce e controle da doença, além de explicitar a necessidade de enfrentar estigmas e entender que, por trás de cada jornada, existe uma pessoa única, com suas fortalezas e fragilidades.
Apesar das campanhas e da visibilidade do tema, dos 60 mil novos casos anuais de câncer de mama estimados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), metade ainda é detectada com mais de 5 cm, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o que significa um diagnóstico tardio. “O câncer de mama precisa ser cada vez mais entendido como um tema de interesse de toda a sociedade. Isso significa que cada um de nós precisa fazer o seu papel e ir além, inspirando atitudes efetivas”, afirma a diretora de Recursos Humanos da Roche, Denise Horato.
As empresas e instituições que aderem ao movimento passam a integrar um hub de conteúdos digitais com informações de qualidade para compartilhamento gratuito em suas redes internas e externas, além de um calendário de iniciativas conectadas ao movimento e que estão alinhadas ao propósito do cuidado da mulher frente ao câncer de mama. Essas e outras iniciativas passarão por um processo de curadoria e serão amplificadas por meio da #VemFalardeVida nas redes sociais e plataformas digitais, estabelecendo uma agenda relevante ao tema da saúde feminina.
Uma das primeiras ações da Roche Farma Brasil dentro do movimento é criação do “Um dia para se cuidar sempre”, iniciativa que incentiva os colaboradores a usufruírem de um dia livre por ano para acompanhar uma mulher da sua rede de contatos (companheira, mãe, filha, amiga, etc) em consultas ou exames ginecológicos.
A ação foi lançada agora no Outubro Rosa e, a princípio, terá duração de um ano, com posterior reavaliação. A partir deste mês, a Roche apresentará a iniciativa a empresas parceiras, convidando-as a se inspirar no formato e oferecer a mesma facilidade a seus funcionários. A liberação já ocorria anteriormente, no período registrado em atestado médico, porém a companhia ampliou a concessão para um dia inteiro.
“Essa ampliação deixa claro nosso incentivo para que a saúde das mulheres seja uma prioridade para todos, de maneira periódica, sem adiamentos”, enfatiza Denise Horato. A ação amplia a prática já aplicada pela empresa para que funcionários efetivos e estagiários se ausentem para realização de exames e consultas de qualquer natureza.
Mais informações sobre o movimento “Vem Falar de Vida” e como aderir estão disponíveis no site http://www.vemfalardevida.com.
Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada – estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.
É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes.