Ao som da Banda “D. Senna Cia Musical”, 32 casais entraram numa passarela verde, margeada de flores, e foram até o altar preparado onde receberam as certidões de casamento das mãos de Ramon e Letícia do Cartório de Registro Civil de Piúma..

Os noivos e noivas que trocaram alianças na presença de centenas de convidados, familiares e amigos, no Avalon, em Piúma, no final da tarde de sexta-feira, 25. Ao todo, presentes no enlace matrimonial, 32 casais, mas, 35 casaram-se no evento mais badalado da Secretara Municipal de Assistência Social de Piúma.
O Casamento Comunitário, segundo a secretária de Assistência Social, Jacqueline Surrage, foi o primeiro a ser realizado, totalmente custeado pela prefeitura. Despesas com cartório, aluguel do “Avalon”, contratação de músicos, bolo, docinhos, cestas básicas, decoração, chá de cozinha e o dia de princesa das noivas, além de toda estrutura.
O casamento foi magnífico e muito emocionante. As noivas estavam belíssimas, a decoração da “Savana Buffet & Eventos” deixou o espaço mais harmonioso e os noivos não escondiam a felicidade. Todos os casais entrevistados, ao vivo, pela jornalista Luciana Maximo, no Instagram foram unanimes em demonstrar a felicidade que estavam vivendo. Havia um casal que já morava junto há mais de 40 anos, outros mais de 20 e outros aproveitaram a oportunidade para celebrar o momento mais esperado de suas vidas.
A secretária de Assistência Jacqueline, quem comandou toda organização do Casamento Comunitário com uma comissão formada, estava radiante de felicidade em ver que tudo ocorreu como o planejado e prometeu, “ano que vem tem mais”.

Duas leis
De acordo com o ex-vereador, Max City, a Lei nº 978 de 14 de novembro de 2002 é de autoria dele, autorizando o Poder Executivo a custear o casamento civil de casais carentes. A Prefeitura já custeou alguns casamentos, entretanto, comunitário, este foi o primeiro. “Mutirão de casamentos eu nunca vi, teve casamentos avulsos, foi muito bonito, interessante. A secretária, a maravilhosa Jacqueline, me convidou, achei muito bacana, fez questão da minha presença. O vereador Bruno Freitas também me convidou por eu ter sido o autor da lei. Tudo muito bem organizado e de bom gosto, parabéns a todos os envolvidos. Senti-me lisongeado com os convites e com tantos noivos numa única festa”.
A vereadora Fernanda Taylor, em 2021, também propôs um projeto de lei nº 68/21 que institui o Dia do Casamento Civil Comunitário no âmbito do município de Piúma e autoriza a celebração de convênios e parcerias para a realização das cerimônias.

Tanto a Lei de Max como a de Fernanda são inconstitucionais, uma vez que, não cabe ao Legislativo criar leis que são de âmbito do Executivo, pois cria despesa. Na época de Max, o prefeito Samuel Zuqui não sancionou e nem vetou, e ele, enquanto presidente da Câmara, promulgou a Lei. A de Fernanda, o prefeito Paulo Cola vetou por ser a Lei inconstitucional, mas o presidente da Câmara, José Carlos de Araújo, promulgou. De qualquer forma, o Casamento Comunitário pode ser realizado com custeio da prefeitura através de convênios, como foi realizado o de sexta-feira, através de uma emenda do deputado federal Amaro Neto de R$57 mil, trazida pelo vereador Bruno Freitas.
“O dia é de vocês. É momento muito especial, estou emocionado vendo estes casais aqui, estas famílias sendo iluminadas e o matrimônio perante a sociedade. Parabéns a cada um de vocês. Agradeço muito ao prefeito Paulo Cola, o empenho da gestão, muito obrigado Jacqueline Surrage por cada detalhe. Agradeço aos pares na Câmara. Nada teria acontecido se não tivesse o empenho de todos. Fiquei muito feliz. Parabéns a cada um de vocês, que Deus ilumine cada noivo e nooiva. Muita luz e Deus no coração de cada um”, salientou Bruno.
O prefeito Paulo Cola e a primeira dama Pantila Tononi estavam radiantes com o casamento comunitárioe muito elegantes. “Estou revivendo um momento feliz, que é o casamento. Ano que vem terá mais. Muito feliz em ver 35 famílias unidas, que Deus abençoe a todos, gratidão”.

Convide Jesus para o seu casamento
O pastor da I Igreja Batista, Luan Furtado, deixou uma mensagem muito bonita aos noivos, ele foi enfático, orientou que cada casal convide a Jesus para o seu casamento. Ele compartilhou a palavra que está em João capítulo 2. A mensagem precisa ser interpretada para ser compreendida, João fala do surgimento de um problema em um casamento, onde Jesus foi convidado para estar presente e o problema foi resolvido. O pastor deixou claro, que não é fácil viver juntos, porque são pessoas diferentes, com temperamentos e desejos; entretanto, não importa qual será o problema que virá, se Jesus estiver no seu lar, na sua casa, haverá solução.

“Deus te criou, Deus te formou e Deus te conhece. Deus te conhece tão perfeitamente que Ele sabe quantos fios de cabelo tem na tua cabeça. E por Ele ter te criado, ter te formado com perfeição, Ele sabe exatamente das tuas necessidades. Existe alguém que pode resolver qualquer problema na sua vida. Todas as vezes que você enfrentar um problema no seu casamento, volte os seus olhos para Jesus, volte a sua vida para o Senhor Jesus, Ele tem respostas capazes de transformar a realidade do que você tenha enfrentado. Como eu já disse, não é simples viver e, família, na sua essência, tem tudo para dar errado, porque são pessoas diferentes, temperamentos diferentes, pessoas com criação diferentes, com desejos diferentes, mas que escolheram viver juntos… A existência do problema é algo que nós não podemos negar. Porémexiste sempre o caminho para que a solução exista. Convide Jesus para o seu casamento. Não espere que o problema venha para que você convide Jesus, convide antes”.
No final da mensagem, o pastor orou pelos noivos e pediu que Deus sonde o coração de todos e que Jesus receba o convite dos noivos e faça parte da vida deles.

Ao final da cerimônia, muitas fotos, bolo e Guaraná. A cantora Wiliane Silva emocionou a todos com a música “I Will Always Love You”, da imortal Whitney Houston e, para finalizar o evento, Berola e Banda tocaram, enquanto a chuva ameaçava cair. 10 casais tiveram a lua de mel presenteada pela Pousada da “Memeia”. Eles ganharam presentes e viveram um momento para ser relembrado para o resto de suas vidas.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Piúma a Cidade das Conchas