22.9 C
Marataizes
terça-feira, novembro 5, 2024
22.9 C
Marataizes
terça-feira, 5 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESCasagrande visita laboratório para conseguir vacinas contra a covid-19 no ES

Casagrande visita laboratório para conseguir vacinas contra a covid-19 no ES

O governador Renato Casagrande (PSB) desembarcou em Brasília nesta terça-feira (02), ao lado de outros onze governadores, para negociar a adquirição de vacinas contra a covid-19. Eles vão visitar o laboratório União Química, que produz a vacina Sputnik V, da Rússia, e conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), durante todo o dia.

“Nossa visita está dentro daquela estratégia dos estados de buscarem alternativas de vacina, mas sempre em acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite que possamos comprá-las. Todos nós, governadores, queremos comprar essas doses, em conjunto, e colocar no Plano Nacional de Imunização. Queremos que todos os brasileiros sejam vacinados”, disse durante uma coletiva de imprensa nessa segunda-feira (01).

 

Segundo Casagrande, a reunião com Lira visa um maior apoio dos deputados neste momento da pandemia, já considerado o pior desde o ano passado. Outra discussão é a possibilidade de ampliar o orçamento para a compra de novas vacinas. “Queremos uma coordenação nacional que envolva o presidente da Câmara, do Senado e membros do STF, para ajudar os governos estaduais”.

Nos próximos dias, a expectativa é que os governadores também façam uma reunião com os embaixadores da China e da Índia. Até o momento, Casagrande afirmou que o Estado possui cerca de R$200 milhões para obter novos lotes dos imunizantes. “Não temos as vacinas para comprar, mas, se tivéssemos, teríamos a capacidade de investir. Basta conseguimos essa parceria”, afirmou.

Tensão no Congresso

Ao menos 21 governadores confirmaram participação no almoço desta terça-feira (2) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O evento ocorre em um momento de crise entre os governadores e o presidente da República, Jair Bolsonaro, aliado de Lira. Doze irão presencialmente ao encontro com Lira, em Brasília, e nove participarão por meio de videoconferência.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), principal desafeto de Bolsonaro, fará sua participação virtualmente.

As confirmações foram feitas pelo Fórum de Governadores e divulgadas pela assessoria de imprensa de Arthur Lira.

Em conversa com apoiadores e também por suas redes sociais, Bolsonaro atacou os governadores que adotaram medidas mais restritivas por causa do aumento da ocupação de leitos. Ele disse ainda que as verbas do governo federal foram mandadas, repassando aos Estados a culpa pelo agravamento da pandemia.

A reação veio por meio de uma carta assinada por 19 governadores, inclusive aliados de Bolsonaro, como Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás, e Ratinho Junior (PSD), do Paraná.

Caiado não estará no almoço com Lira, mas Ratinho Junior, sim.  Outro aliado da Presidência que irá a Brasília é Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.

No documento, os governadores criticaram o presidente por supostamente divulgar “informação distorcida e atacar governos locais”.

A carta lembra ainda que, “em meio a uma pandemia de proporção inédita na história, agravada por uma contundente crise econômica e social, o governo federal parece priorizar a criação de confrontos”.

Por Maria Fernanda Conti, com informações do R7

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também