Além de uma fonte de energia limpa e sustentável, a iniciativa promoverá uma economia significativa para o campus.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conta com mais um sistema de minigeração de energia solar fotovoltaica em funcionamento. Instalado no Campus de Alegre, o sistema conta com potência de 160 kWp, utilizando 478 módulos, 140 KW de inversores, e uma capacidade anual de geração de 225.000 kWh.
Além de uma fonte de energia limpa e sustentável, a iniciativa promoverá uma economia significativa para a instituição. A estimativa anual de economia de energia elétrica no Ifes – Campus de Alegre é da ordem de R$ 200 mil”, explicou a diretora-geral do campus, Valdete Tannure. A Diretoria de Administração pretende reverter essa economia em ações voltadas aos mais de 1200 alunos do campus.
Foram investidos R$ 464 mil para a implantação do sistema de minigeração de energia solar. O recurso foi viabilizado por indicação do deputado Evair de melo à bancada federal capixaba. O sistema entrou em funcionamento em março deste ano.
Já contrataram a implantação de sistemas semelhantes os seguintes campi: Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Santa Teresa e Vila Velha. Já estão com sistemas implantados os campi Piúma, São Mateus e Serra.