O movimento internacional por um trânsito mais seguro, Campanha Maio Amarelo, foi foco da reunião da Comissão de Saúde nesta terça-feira (3). “Juntos salvamos vidas” é o lema para 2022. No Espírito Santo, 756 pessoas morreram vítimas da violência do trânsito em 2021. Mais da metade (51%) tinha entre 30 e 59 anos. Os motociclistas são os mais vulneráveis nos acidentes fatais ou com feridos e a Serra, o município com maior número de casos, segundo dados do Detran-ES.
Para a diretora técnica do Detran, Édina de Almeida Poleto, esses dados não servem apenas para formar estatísticas. “Cada vida importa. Os números permitem identificar as vulnerabilidades e intensificar as ações de educação para que de fato esses números irreparáveis possam ser reduzidos”, destacou.
Responsabilidade
Édina Poleto defendeu a necessidade de se alcançar o comportamento com responsabilidade individual para garantir a segurança da coletividade. “Todos nós podemos salvar vidas. É preciso conhecer e cumprir as regras. É imprescindível que cada um tenha responsabilidade e pense na vida do outro. Quando estamos no trânsito, não estamos sozinhos. A partir do momento que tivermos mais consciência, mais respeito pelo próximo nós vamos avançar”, disse.
Álbum de fotos da Comissão de Saúde
Impunidade
O deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) aproveitou o debate para criticar a impunidade por crimes de trânsito no Brasil. “O indivíduo que ingere bebida alcoólica e dirige sabe do crime que está cometendo. Mas a falta de punição e de rigor faz com que os resultados trágicos desses crimes continuem acontecendo. É preciso mudar a legislação de trânsito, dando maior atenção à punição rigorosa e educativa para que realmente tenhamos uma mudança de comportamento e diminuição do número de vítimas”, opinou.
O presidente da Comissão, deputado Doutor Hércules (Patriota), reforçou a necessidade de aprimoramento da legislação e lembrou como a violência no trânsito impacta o sistema público de saúde:
“É preciso que a lei seja mais rigorosa, para que as pessoas tenham educação e respeitem as regras. Os recursos e os leitos que são destinados às vítimas da irresponsabilidade do trânsito poderiam ser investidos para melhorar a saúde de toda a população”, afirmou.
Programação
Durante todo o mês de maio, o Detran desenvolve ações educativas e atividades em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de todos para o trânsito seguro. A programação inclui ações como simulado de acidentes de trânsito na Serra, em parceria com o Samu, e ações educativas voltadas para motoristas e motociclistas, em Vitória.
Também será oferecido pelo Detran um curso de mecânica básica para mulheres, na capital. No fim de semana de 6 a 8 de maio, será realizado o evento Mega Pit Stop na Praça do Papa, com revisão gratuita para veículos, além de outras atividades.
A programação completa está disponível no site do Detran/ES.
“Juntos salvamos vidas” é o lema para 2022 do movimento internacional por um trânsito seguro e responsável
Campanha Maio Amarelo é apresentada na Ales
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Campanha Maio Amarelo é apresentada na Ales