A Câmara de Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (12), um pacote que injetará 370 bilhões de dólares, o maior investimento na história, em programas climáticos, em uma vitória para o presidente Joe Biden. A medida, que inclui mudanças tributárias e de saúde, ficou semanas congelada por desacordos dentro do próprio Partido Democrata, mas conseguiu ser aprovada poucas semanas antes das eleições de meio de mandato que deve reconfigurar a composição do legislativo.
Os democratas estavam prontos desde cedo para votar a medida na Câmara, estreitamente dividida, devido à sólida oposição do Partido Republicano. Eles empregaram uma unidade partidária semelhante e o voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris no domingo para aprovar a medida no Senado por 50-50.
Espera-se que Biden assine a medida logo em seguida.
A legislação chamada Lei de Redução da Inflação injeta mais de 370 bilhões de dólares em programas climáticos e de energia destinados a ajudar o país a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em cerca de 40% abaixo dos níveis de 2005 até o final da década. O valor é saudado por especialistas como o maior investimento climático do Congresso de todos os tempos.
Medida injeta mais de 370 bilhões de dólares em programas climáticos e de energia
Isso inclui 4 bilhões de dólares adicionados para lidar com a seca catastrófica neste verão do Hemisfério Norte.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Foto: EFE/EPA/Shawn Thew
Câmara dos EUA aprova projeto climático e de saúde de Biden
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.