24.8 C
Marataizes
quarta-feira, maio 21, 2025
quarta-feira 21 de maio de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
quarta-feira 21 de maio de 2025
CidadesCachoeiro de ItapemirimCachoeiro celebra tradições quilombolas com eventos culturais no mês de maio

Cachoeiro celebra tradições quilombolas com eventos culturais no mês de maio

Cachoeiro de Itapemirim: Comunidades Quilombolas Celebram Luta e Identidade em Aniversário da Abolição da Escravatura

O dia 13 de maio, reconhecido pela assinatura da Lei Áurea em 1888 como um marco da abolição da escravidão no Brasil, é para as comunidades quilombolas de Cachoeiro de Itapemirim um momento de reflexão e resistência. Para estas comunidades, a data representa uma luta contínua por direitos, território e dignidade.

Em Cachoeiro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), as comunidades quilombolas mantêm vivas suas tradições culturais, religiosas e históricas, fortalecendo sua identidade enquanto enfrentam o racismo estrutural. No último sábado (3), a comunidade de Vargem Alegre, localizada no distrito de São Vicente, celebrou a tradicional festa “Raiar da Liberdade”. O evento incluiu uma missa, apresentações de grupos de cultura popular e uma feijoada, promovendo a união e o fortalecimento da cultura quilombola.

Nesta terça-feira (13), a festa continua na sede do Caxambu da Velha Rita, no bairro Zumbi, com o Furdunço Cultural. O evento conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e será liderado por Niecina Ferreira de Paula Silva, conhecida como Dona Isolina, uma importante figura da cultura popular em Cachoeiro. Ela foi reconhecida como patrimônio vivo da cidade em 2010, através da Lei Mestre João Inácio.

Outra celebração está marcada para a comunidade quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba. As preparações para a festa “Raiar da Liberdade” já começaram e o evento acontecerá no próximo sábado (17), a partir das 18h. Os participantes poderão apreciar a atuação de grupos de cultura popular com apresentações de jongos, folias de reis, charola e bate flechas, e também caxambus.

No mesmo dia, pela manhã, a comemoração ocorrerá no bairro Ruy Pinto Bandeira, sob a liderança de Dona Joana, também em celebração à força e à luta do povo quilombola pela dignidade e pelos seus direitos.

As festividades em Cachoeiro de Itapemirim revelam não apenas a resistência cultural, mas também a contínua luta por reconhecimento e justiça social das comunidades quilombolas.

Foto: Divulgação/PMCI

Comunidades quilombolas celebram o 13 de maio em Cachoeiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

Confira Também