Brasil Busca Reabilitação na Billie Jean King Cup Após Derrota Inicial
A seleção brasileira de tênis feminino enfrentou um início difícil na quinta-feira, 10 de abril, ao perder os dois primeiros jogos de simples nos qualifiers da Billie Jean King Cup, um dos torneios mais importantes entre nações. Realizado em Ostrava, na República Tcheca, o confronto teve destaque para as performances de Laura Pigossi e Beatriz Haddad Maia, que enfrentaram jogadoras mais bem colocadas no ranking.
Laura Pigossi, atual 109ª do mundo, foi derrotada pela tcheca Marie Bouzkova, 58ª, em uma partida em que sofreu um "pneu" na primeira parcial, finalizando o jogo com parciais de 6/0 e 7/6(3). Em seguida, Beatriz Haddad, classificada na 17ª posição do ranking mundial, também teve um desempenho abaixo do esperado, perdendo para Linda Noskova, 33ª, por 6/0 e 6/0. Essas derrotas deixaram a equipe em uma situação desvantajosa, com a República Tcheca assumindo a liderança no placar.
Entretanto, a equipe brasileira se recuperou na partida de duplas. A parceria entre Bia Haddad e Luisa Stefani superou as tchecas Noskova e Tereza Valentova, conquistando a vitória em um jogo competitivo que terminou em 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6(4). Essa vitória trouxe um ponto importante para o Brasil, reduzindo a desvantagem no placar geral para 2-1 em favor da República Tcheca.
A seleção brasileira retorna à quadra nesta sexta-feira, 11 de abril, às 10h (horário de Brasília), para enfrentar a Espanha, última adversária do Grupo B. Um triunfo nesta partida pode manter as chances do Brasil para a classificação às finais da Billie Jean King Cup, que ocorrerão em novembro, na cidade de Shenzhen, na China.
O formato do torneio deste ano foi alterado, semelhante ao modelo da Copa Davis, com 18 nações divididas em seis grupos de três, onde apenas o primeiro colocado de cada grupo avança para as finais. O Brasil, além de enfrentarem a República Tcheca e a Espanha, conta com uma equipe composta por Luiza Fullana, classificada em 532ª posição, e Ana Candiotto, com 375ª, a qual faz sua estreia na competição.
A expectativa é de que a equipe verifique seu potencial e busque a recuperação na próxima partida, que poderá ser decisiva para suas aspirações no torneio.
Fonte: Agência Brasil / Billie Jean King Cup
Após revés na simples, Brasil vence nas duplas da Billie Jean King Cup
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes