22 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
22 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralBolsonaro rebate Lula sobre povo Yanomami: “Farsa da esquerda” - News Brasil

Bolsonaro rebate Lula sobre povo Yanomami: “Farsa da esquerda” – News Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) refutou declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) envolvendo o povo Yanomami. Após o petista acusá-lo de não prestar assistência à comunidade indígena, o ex-chefe do Executivo disse que trata-se de “mais uma farsa da esquerda”.

– De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígena. Os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do Governo Federal. De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de Atenção Básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS – argumentou Bolsonaro.

Na sequência, ele destacou que seu governo representou um marco no enfrentamento à pandemia em meio aos povos tradicionais.

– O Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas é o legado de um planejamento que atendeu os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) e englobou diversas iniciativas a partir de 2020. Assim, foi possível ampliar 1,7 mil vagas no quadro de profissionais na saúde indígena e a contratação de 241 profissionais – citou.

Ex-presidente enumerou atos do governo em prol dos povos indígenas

Durante sua passagem por Roraima, Lula disse que “se ao invés de fazer tanta motociata, ele [Bolsonaro] tivesse vergonha na cara e viesse aqui uma vez, quem sabe o povo não estivesse tão abandonado”.

Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro rebate Lula sobre povo Yanomami: “Farsa da esquerda”

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.