20.5 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
20.5 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaBarroso alerta para risco à democracia maior do que imaginado

Barroso alerta para risco à democracia maior do que imaginado

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, fez declarações contundentes em uma aula magna na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Segundo ele, o Brasil esteve mais perto do que se imaginava de uma ruptura democrática nos últimos anos, especialmente devido às tramas golpistas reveladas pelas investigações da Polícia Federal envolvendo membros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Barroso ressaltou a importância da estabilidade institucional garantida pela Constituição de 1988 e alertou para a politização das Forças Armadas, que, segundo ele, foram manipuladas para desacreditar as eleições de 2022. Ele destacou que o Brasil faz parte de uma onda global de populismo autoritário, que pode manifestar-se tanto na direita quanto na esquerda, mas que atualmente apresenta maiores riscos vindos da extrema-direita.

Uma das principais estratégias desses grupos extremistas, de acordo com o ministro, é a disseminação de desinformação. A circulação de notícias falsas tornou-se uma ferramenta de desconstrução e destruição da verdade, comprometendo a democracia e a convivência entre diferentes pensamentos.

As investigações recentes revelaram uma operação da Polícia Federal denominada Tempus Veritatis, que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes de seu governo. O grupo é investigado por formar uma organização criminosa com o intuito de promover um golpe de Estado, incluindo planos para prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal e divulgação de informações falsas contra o sistema eleitoral brasileiro.

Para Barroso, a democracia deve ser um espaço plural, onde diferentes correntes políticas possam conviver e respeitar as regras do jogo. A intolerância e a recusa em aceitar o outro não têm lugar em um regime democrático saudável. É fundamental que a sociedade brasileira esteja atenta aos riscos representados por grupos extremistas e pela disseminação de informações falsas, que podem minar os pilares democráticos do país e ameaçar a estabilidade institucional conquistada ao longo dos anos.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.