23.2 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
23.2 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESBancos: portabilidade on-line passa em Justiça - Notícias da ALES

Bancos: portabilidade on-line passa em Justiça – Notícias da ALES

Com cinco matérias aprovadas, uma analisada como inconstitucional e um pedido de vista, a Comissão de Constituição e Justiça realizou, nesta terça-feira (18), reunião ordinária híbrida, a partir do Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa.

Foram analisados seis projetos de lei (PLs) e um projeto de decreto legislativo (PDL). Entre os aprovados, destaque para o PL 459/2019, do deputado Capitão Assumção (PL), que obriga as instituições bancárias a atender o direito do cliente a mudar sua conta corrente para outro banco por meio de plataformas digitais e sem ônus.

Fotos da Comissão de Justiça 

O autor da matéria disse que é preciso que se efetive essa norma para que o cliente possa, pelo seu celular, fazer a portabilidade para o banco de sua preferência. “Em tese, as instituições bancárias já acompanham uma norma do Banco Central para que haja a efetiva portabilidade fornecida pelas agências por meio digital. Para que se tenha a maior comodidade possível. Já é uma norma do Banco Central. Algumas agências insistem em não atender. Esse é o motivo da origem de nosso projeto”, explicou o deputado Capitão Assumção.

Com a aprovação na Comissão de Justiça, o projeto segue a tramitação regular na Ales, devendo ser analisado também pelos colegiados de Ciência e Tecnologia, de Defesa do Consumidor e de Finanças. 

Além de Assumção e do presidente do colegiado, deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), também participaram da reunião ordinária os deputados Lucas Scaramussa (Podemos), Lucas Polese (PL), Janete de Sá (PSB) e Denninho Silva (União).

Matérias analisadas
 

Projeto reforça norma que assegura liberdade para correntistas migrarem de instituição financeira usando plataformas digitais

Bancos: portabilidade on-line passa em Justiça

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Bancos: portabilidade on-line passa em Justiça

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.