24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESBahiense avalia mercado para pessoa com deficiência - Notícias da ALES

Bahiense avalia mercado para pessoa com deficiência – Notícias da ALES

A falta de oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PcD) foi tema do pronunciamento do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), na sessão ordinária desta quarta-feira (7). O parlamentar citou um levantamento realizado pela empresa Nós Consultoria, revelando que 60% das PcD afirmam nunca terem sido promovidas.

“Os índices são elevados mesmo entre quem tem ensino superior completo, 53% dos entrevistados”, afirmou. O estudo aponta também que 45% das pessoas ouvidas estão há mais de dez anos na mesma empresa. A falta de oportunidades na área de formação também é um dado negativo: 30% dos entrevistados jamais tiveram uma oportunidade no seu campo de especialidade.

Dos que atuam em sua área de formação, 20% ocupam cargos inferiores. “Existem dois comportamentos que se repetem em relação à PcD, preconceito e superproteção, que acabam dificultando a possibilidade de desenvolvimento profissional. Sete a cada dez pessoas disseram que sofrem ou já sofreram preconceito”, lamentou.

“Se isso acontece no ambiente privado, certamente também se repete no ambiente público. Por isso militamos por medidas inclusivas. Em pleno ano de 2022, não podemos mais ficar com atitudes preconceituosas com nossos irmãos. As PcD não querem que os demais tenham pena, elas querem oportunidade e querem, obviamente, um tratamento equalitário”, complementou.

O deputado é autor da Lei 1.233/2021, que prevê isenção do pagamento de taxa de inscrição em concurso público para PcD no Espírito Santo. “Precisamos de políticas públicas cada vez mais eficazes, que permitam que todos possam conviver e desempenhar suas funções de acordo com suas capacidades, havendo, obviamente, o devido respeito”, concluiu.

Queimaduras

Já o deputado Doutor Hércules (Patri) citou um estudo sobre casos de queimaduras no Brasil. “Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, todos os anos são registrados mais de 1 milhão de novos casos no país, com cerca de 200 mil pessoas atendidas por serviços de emergência e 40 mil hospitalizadas”, pontuou.

O parlamentar lembrou alguns cuidados básicos que os pais devem ter dentro de casa para evitar acidentes. “Cozinha não é lugar de criança brincar. Deve-se usar sempre o queimador de trás do fogão e virar o cabo da panela pra trás também, porque a criança curiosa pega o cabo da panela e acaba jogando a água fervendo sobre ela”, aconselhou. 

Preconceito, superproteção e falta de oportunidades estão entre os entraves identificados em pesquisa, diz deputado 

Bahiense avalia mercado para pessoa com deficiência

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Bahiense avalia mercado para pessoa com deficiência

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.