24.4 C
Marataizes
domingo, maio 11, 2025
domingo 11 de maio de 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
domingo 11 de maio de 2025
NotíciasGeralBahia confirma primeiras mortes por febre oropouche no mundo, preocupação global cresce

Bahia confirma primeiras mortes por febre oropouche no mundo, preocupação global cresce

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou recentemente duas mortes por febre oropouche, causando preocupação em todo o estado. A infecção é provocada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (Orov), transmitido por mosquito, e esses são os primeiros casos de óbito pela doença documentados no mundo.

O primeiro óbito confirmado foi de uma jovem mulher de 21 anos, sem comorbidades, residente do município de Valença (BA). A vítima faleceu em 27 de março, e sua morte deixou a população alarmada com a gravidade da febre oropouche.

A segunda morte confirmada também foi de uma mulher sem registro de comorbidades, desta vez uma moradora de Camamu (BA) com 24 anos, que faleceu em Itabuna (BA) no dia 10 de maio. Os exames realizados confirmaram que a causa do óbito foi a febre oropouche, levando as autoridades de saúde a divulgarem o caso nesta segunda-feira (22).

As pacientes que perderam a vida para a febre oropouche apresentaram uma série de sintomas graves, como febre, dor de cabeça, mialgia, náuseas, vômitos, dores musculares e fraqueza. Além disso, sintomas como manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência e hipotensão foram observados, indicando um quadro clínico preocupante.

O Ministério da Saúde está investigando mais um possível caso de morte por febre oropouche em Santa Catarina, aumentando a apreensão em relação à propagação da doença no país.

A febre oropouche é causada pelo vírus Orov, transmitido por mosquitos, e a prevenção continua sendo a melhor forma de evitar a doença. Medidas como o uso de repelentes, roupas que cubram a pele, telas em janelas e portas, e eliminação de criadouros de mosquitos são essenciais para proteger a população.

É fundamental que as autoridades de saúde intensifiquem as ações de vigilância e controle da febre oropouche, orientando a população sobre os riscos e sintomas da doença, além de promover campanhas de conscientização para prevenir novos casos e evitar mais mortes causadas por essa infecção viral.

Bahia confirma primeiras mortes por febre oropouche no mundo

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também