Até 2020, a cidade de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, deve contar com uma orla toda reformada. Serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões na revitalização da Avenida Beira-Mar, que foi destruída pelo impacto de uma ressaca de marés altas.
Na primeira fase das obras estão previstas a construção de 780 metros de muro de contenção, 1.960 metros de meio-fio de concreto, calçadão com rampas de acessibilidade, ciclovia, 3 deques de madeira, 37 postes com luminárias e 1.177,16 metros quadrados de recuperação da via em asfalto.
A empresa vencedora da licitação já possui recurso de R$ 1,2 milhão para iniciar as intervenções. A previsão é que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2020.
Joaquim Polonini, que é dono de um hotel na região, não vê a hora da nova orla ficar pronta. Ele conta que os turistas deixaram de ir ao balneário por conta da destruição. “Nós estamos com um prejuízo muito grande porque a praia está quebrada e não vem ninguém para cá”, ressalta.
Durante o evento em que a obra foi anunciada, o governador Renato Casagrande destacou a importância dessas obras principalmente para os moradores de Piúma e relembrou o potencial turístico da Cidade das Conchas.
“Esta é uma obra que embeleza a cidade, recupera uma orla que está destruída pela força do mar, que também vai agradar aos turistas que gostam muito de Piúma, além de dinamizar a economia, e gerar oportunidades para população”, pontuou.