24.4 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
24.4 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAuditores se reúnem com secretário de Educação para monitoramento das ações de...

Auditores se reúnem com secretário de Educação para monitoramento das ações de retorno às aulas – TCE-ES

Auditores do Núcleo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação (NSaúde) participaram, na manhã desta segunda-feira (01), de reunião com o secretário estadual de Educação (Sedu), Vitor de Angelo. O encontro virtual teve por objetivo conhecer as ações da Sedu para retorno às aulas com segurança para alunos e professores. Também foi discutido na reunião o acompanhamento que a Sedu está realizando nos planos de retomada das aulas nas escolas estaduais e municipais. A rede estadual de ensino retomará as atividades presenciais na quinta-feira (04).

O secretário de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Bruno Faé, ressaltou que a Corte tem, cada vez mais, intensificado as fiscalizações de caráter operacional, somando-se ao trabalho já desenvolvido de controle dos gastos públicos e análise da legalidade de atos.

“As fiscalizações operacionais avaliam a eficiência, a efetividade e a eficácia das ações. Nosso objetivo, nestes casos, é verificar o serviço que é prestado ao cidadão”, explicou. O TCE-ES incluiu três diretrizes para a fiscalização de medidas adotas pelo Estado e pelos municípios para combate à pandemia: retorno das aulas, ação do poder público para evitar aglomerações e imunização. 

O secretário de Educação apresentou a plataforma Escola Segura, criada para o monitoramento das questões sanitárias neste período atípico, isto é, a preparação das escolas para evitar a disseminação do novo cononavírus. Nela, é possível consultar o Plano Estratégico de Prevenção e Controle das redes estaduais e municipais, além de realizar monitoramento das instituições e a situação de afastamentos por suspeita ou confirmação de Covid-19.

Na reunião, foi autorizado o acesso à plataforma pelos auditores, para que possam visualizar os dados e dar sequência à fiscalização. Participaram, além de Faé, as auditoras Paula Sabra (coordenadora do NEducação) e Jane Belfort; e o auditor Willian Fernandes. Pela Sedu, além do secretário, estiveram na reunião virtual a assessora de Gestão Escolar, Alessandra Alves; e a assessora de Relações Institucionais, Aline de Paula Nunes.

Fonte: Tribunal de Contas do Espírito Santo

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também