24.5 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
24.5 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEducaçãoArtigo do Ifes premiado por associação dos EUA em fabricação de ferro...

Artigo do Ifes premiado por associação dos EUA em fabricação de ferro e aço. – IFES

O Brasil alcançou um feito inédito na área científica com a conquista do prêmio da AIST. O artigo intitulado “Use of CaO-Al2O3 Synthetic Slag on EAF Tapping for Steel Desulfurization” foi o grande vencedor do “Ladle & Secondary Refining Best Paper Award”, reconhecimento concedido pela Association for Iron & Steel Technology (AIST) ao melhor trabalho na seção de Refino Secundário de Aços.

Essa é a primeira vez que um artigo científico brasileiro recebe esse prestigioso prêmio, criado em 2005. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi a instituição brasileira pioneira a ser agraciada com essa honraria. O anúncio oficial da premiação ocorrerá durante o Congresso AISTech 2024, que será realizado de 6 a 9 de maio, em Columbus, Ohio (EUA).

O estudo que originou o artigo foi desenvolvido a partir da dissertação “Desenvolvimento de Escórias à Base de CaO-Al2O3 para dessulfuração de Aços no Vazamento do FEA”, elaborada pelo ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm), Lucas da Silva Renato. A orientação ficou a cargo do professor José Roberto de Oliveira, do Campus Vitória. Além disso, participaram da publicação os estudantes Raphael Mariano de Souza e Víctor dos Santos Dagostini, os docentes Estefano Vieira e Felipe Fardin Grillo, e Jean Carlo Camasmie de Paola, da empresa Green Rocks.

O foco do artigo está na utilização de escórias sintéticas à base de CaO e Al2O3 para ajustar a composição das escórias produzidas no vazamento do forno elétrico, com o objetivo de melhorar a eficiência da dessulfuração do aço. As escórias sintéticas foram criadas a partir de uma mistura de cal, como fonte de CaO, e refratários de alumina, como fonte de Al2O3.

O reconhecimento alcançado com esse prêmio reflete o empenho do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais em promover a internacionalização, em conformidade com as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ifes. O coordenador do Propemm, Estefano Vieira, ressalta a importância do prêmio e destaca a qualidade técnica das pesquisas desenvolvidas pelos membros do programa.

A Association for Iron & Steel Technology (AIST) é uma organização sem fins lucrativos com mais de 16.600 membros em mais de 70 países ao redor do mundo. A entidade conta com Comitês de Tecnologia e seções de membros locais distribuídas em seis continentes, representando uma vasta rede de conhecimento e experiência no setor siderúrgico.

Este reconhecimento é um marco significativo para a comunidade científica brasileira e demonstra a competência e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no país. A conquista do prêmio da AIST coloca o Brasil em destaque no cenário internacional de fabricação de ferro e aço, evidenciando a capacidade e o potencial do Brasil na área científica e tecnológica.

No geral, o prêmio da AIST é um marco importante para o Brasil, destacando a excelência da pesquisa científica nacional e colocando o país em posição de destaque no cenário mundial da fabricação de ferro e aço. Este reconhecimento é um reflexo do comprometimento e da competência dos profissionais e pesquisadores brasileiros, que continuam a contribuir significativamente para o avanço e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil e no mundo.

IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também