Inauguração do Museu de Arte do Espírito Santo – 25 anos de história
Inaugurado em 18 de dezembro de 1998, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) está prestes a completar 25 anos de atividades. Para celebrar essa impressionante marca, uma programação diversificada foi elaborada, e as atividades iniciam-se a partir desta segunda-feira (11), com oficinas, exposições e palestras, entre outras atividades no museu e no Hub ES+.
Exposição de Eder Santos
O destaque da programação de aniversário é a exposição “Retro/Ativa”, do artista Eder Santos, um expoente da arte contemporânea brasileira e pioneiro no país a trabalhar com linguagens multimídia. A exposição será inaugurada na terça-feira (12), com abertura às 17h e uma conversa entre o artista e o curador, Luiz Gustavo Carvalho. A mostra apresenta uma retrospectiva da carreira de Eder Santos, que é reconhecido mundialmente por projetos híbridos que mesclam artes visuais, cinema, teatro, vídeo e novas mídias.
Palestras e Programação
Haverá ainda um ciclo de palestras no campo das artes visuais ao longo da semana, promovendo um diálogo aberto entre representantes do setor cultural, bem como com o público em geral. Esse projeto é fruto de uma parceria com o Hub ES+, espaço do Governo do Espírito Santo voltado ao desenvolvimento da economia criativa, da tecnologia e da inovação, tendo a cultura como meio de interconexão entre esses setores. Além disso, a biblioteca do Maes disponibilizará uma pequena ativação, apresentando em linha do tempo as principais exposições e ações que aconteceram durante seus 25 anos de atividade.
Reconstruindo a história
De acordo com o diretor do Maes, Nicolas Soares, as instituições e seus acervos têm passado por um novo processo de leitura e reorganização para atender a uma necessidade de revisão histórica. Esse movimento foi impulsionado pela ascensão de saberes, culturas e produções artísticas que estão fora das hegemonias europeias e norte-americanas. O Maes quer participar ativamente desse diálogo e ser parte dele, ressalta o diretor.
História do Museu
Tombado como patrimônio cultural pelo Estado, o Museu de Arte do Espírito Santo está integrado à estrutura organizacional da Secretaria de Cultura. O prédio histórico que sedia o espaço foi construído a partir de um projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e ficou pronto em 1925. Após inúmeras reformas, o espaço foi transformado em museu e inaugurado em 1998 com a exposição em homenagem ao artista Dionísio Del Santo.
Acervo e Importância Cultural
Atualmente, o Maes concentra-se na produção artística contemporânea, mantendo um acervo com cerca de 660 obras, incluindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, objetos, esculturas e instalações. O museu detém coleções significativas à produção artística do estado, demonstrando seu valor histórico. Além disso, a biblioteca do Maes conta com uma coleção de publicações especializada em arte, reunindo cerca de 4 mil títulos.
Retro/Ativa – Você está convidado!
Com entrada gratuita, a exposição “Retro/Ativa” de Eder Santos estará aberta à visitação até 28 de janeiro de 2024, em Vitória. A mostra é uma oportunidade de apreciar o trabalho desse pioneiro da arte multimídia no Brasil, que mescla diferentes linguagens e técnicas para criar uma experiência visual única.
Programação
A programação também inclui oficinas, mediação de exposições e palestras, com o objetivo de promover a interação entre os diversos públicos interessados em arte e cultura. Para mais informações, entre em contato com o Museu de Arte do Espírito Santo ou acesse o site oficial.
Contato com a Imprensa
Para informações e contato com a imprensa, os interessados podem entrar em contato por e-mail ou telefone com a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura. Este é um evento que promete reunir amantes da arte e da cultura para celebrar os 25 anos do Museu de Arte do Espírito Santo, um marco na história cultural do estado.
Fonte: Governo ES