Esse evento é realizado mundialmente todos os anos e é denominado “Clean Up Day”, que em português significa “Dia de Limpeza”.
No último sábado (15), a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu um mutirão de limpeza das praias da Área de Proteção Ambiental (APA) Tartarugas. A ação aconteceu em cerca de 8,5 km do litoral do município e possibilitou a retirada de três toneladas de lixos das praias onde aconteceu a iniciativa.
Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, o evento foi um sucesso, contando com a participação de vários voluntários para ajudar na limpeza das praias da APA Tartarugas. Segundo ela, foram definidos dois percursos formando dois grupos, um que realizou a limpeza da Praia de Porto Velho até Castelhanos, e o outro grupo realizou a limpeza da Praia de Parati até Castelhanos. O ponto de encontro dos grupos foi em uma área de restinga, próxima ao primeiro quiosque, em Castelhanos.
Ao final da limpeza foi realizada a junção de todo o resíduo recolhido nos dois percursos, o que equivaleu a 01 caçamba cheia, tendo aproximadamente cerca de três toneladas de lixo, segundo informações da Seman. Os principais resíduos recolhidos foram isopor, garrafas PET, sacolas plásticas e restos de materiais de pesca, entre outros resíduos que foram retirados da natureza e destinados para o local apropriado.
Também foi realizado na ocasião o plantio de cerca de 120 mudas nativas de restinga para recuperação da área que recentemente foi degradada, na APA Tartarugas. “Com isso promovemos a recuperação de um importante ecossistema para a região costeira, que tem sofrido forte impacto com as ações de vento e maré, provocando o desaparecimento das praias do nosso litoral”, explica Martins.
O evento teve adesão de dezenas de voluntários e apoio da Secretaria de Infraestrutura e dos Guarda-vidas.