Passos dos Quilombolas saindo da Comunidade de São Mateus neste sábado (19) em Anchieta.

Anchieta se prepara para a 8ª edição da caminhada “Passos dos Quilombolas” na Semana da Consciência Negra, que irá acontecer neste sábado (19), na comunidade rural de São Mateus. O evento é tradicional e objetiva valorizar a cultura quilombola, presente em grande parte dos moradores da localidade.
A concentração para a caminhada será às 16h30, em frente ao Centro Cultural, onde haverá roda de capoeira e aquecimento antes da largada. De acordo com os organizadores, a previsão é que os andarilhos cheguem em São Mateus às 19h30, onde serão recepcionados pelo Grupo de Jongo Tambores de São Mateus. Na chegada haverá ainda roda de capoeira com os participantes e na sequência, desfile cultural e show. O percurso tem cerca de 12 km.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Juliander Garcia dos Santos, há mais de 150 anos a comunidade festeja suas raízes, e o Jongo é uma delas, simboliza a história da comunidade afrodescendente. “Nós fazemos questão de manter esta chama acesa que passa de geração para geração. Sempre houve na comunidade eventos voltados para a sua valorizar identidade afro, é uma forma também de relembrar a história do nosso povo. Criou-se então a Caminhada Passos dos quilombolas. O evento surgiu no ano de 2014 através de uma indicação do vereador Professor Robson Mattos que considera de suma importância o respeito e a valorização da sua identidade negra. A partir daí o evento foi realizado todos os anos parando somente no período da pandemia”, explicou o presidente.
O presidente salientou que o Dia 20 de Novembro, data em que se relembra a morte de Zumbi dos Palmares – Dia da Consciência Negra e a caminhada Quilombola são de suma importância para a Comunidade de São Mateus, “para que cada dia mais possamos respeitar e valorizar a luta do nosso povo negro que, através do seu trabalho (escravo) formaram o nosso Brasil. A resistência do nosso povo se deu com a fuga para os quilombos, mas se dá também com o reconhecimento da sua contribuição para o crescimento do Brasil”, disse.
Festa na comunidade no domingo

As comemorações da Semana da Consciência Negra na comunidade de São Mateus seguem no domingo (20) com cavalgada, almoço comunitário e forró com a apresentação das bandas Luiz Show, Tropical Brasil e Musical Prateado.
Seu Valentim, o jongueiro de São Mateus
Valentim Manoel dos Santos é de etnia afrodescendente, faleceu viúvo com 106 anos, Foi casado com Nair Garcia Dos Santos. É filho de Manoel Bino e Vergolina Garcia. Popularmente conhecido como Mestre Valentim, é filho mais velho em uma família de seis irmãos. Aprendeu ainda jovem, com seu avô e seu pai, o oficio de jongueiro. Foi um dos percussores e mantém até os dias de hoje uma cultura de seus antepassados que se chama “Grupo de Jongo Tambores de São Mateus”.
Uma história com mais de 160 anos, passada de geração em geração, sendo responsável pela transformação da comunidade de São Mateus. Em 2010, recebeu o prêmio “Mestre Armojo do Folclore Capixaba” do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o prêmio “Mestre da Cultura Popular do Brasil” do Ministério da Cultura – Edição 2009. Também recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal de Anchieta com a entrega de uma Estátua na comunidade de São Mateus, em 2011.
Compartilhe nas redes sociais