O Governo do Estado do Espírito Santo cancelou a solenidade que estava marcada para às 15 desta quinta-feira, 09 data em que é transfererida a Capital do Estado do Espírito Santo para o Município de Anchieta, simbolicamente. Fotos: acervo do Santuário
Por um dia a capital do Espírito Santo deixa de ser Vitória e passa a ser Anchieta, , simbolicamente todo dia 09 de junho, quando é celebrado o Dia Nacional de São José de Anchieta. A data rememora a morte do jesuíta que fundou a cidade.
Este ano, o governador Renato Casagrande não poderá estar presente, tinha outro compromisso agendado, por este motivo, a solenidade que aconteceria às 15h00 foi cancelada, entretanto, a missa solene está mantida para às 17h00, será celebrada pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, no pátio do Santuário.
A Festa Nacional de São José de Anchieta marca a retomada dos eventos presenciais depois do período de pandemia e será a primeira após a conclusão das obras de restauro e readequação do Santuário Nacional. Com uma ampla programação presencial e online que vai até o dia 12 (domingo), a festa terá como ponto alto o Dia de São José de Anchieta.
O Santuário foi todo restaurando. Visitantes, Moradores, turistas, católicos e devotos de São José de Anchieta vão poder conhecer o novo Museu do Santuário e o restauro da Igreja de Nossa Senhora de Assunção. “Muitos, que ainda não conhecem o local ou que há tempos não o visitam, vão se deparar com um patrimônio histórico totalmente restaurado e preservado, à altura de sua importância para o Espírito Santo e o Brasil. Um trabalho que muito nos recompensa”, afirmou o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo.
Tombada pelo IPHAN, em 1943, o monumento, formado pela Igreja Nossa Senhora da Assunção e pela antiga residência jesuíta, recebeu obras de conservação, climatização, sonorização, restauro do patrimônio arquitetônico, iluminação monumental, sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA), segurança e projeto de combate a incêndio.
Também foram realizados levantamentos históricos, pesquisa arqueológica, restauro da imaginária e dos objetos litúrgicos, digitalização do acervo e projeto de readequação litúrgica. Tudo para compor os antigos e os novos espaços de uso do Santuário que agora compreendem a Igreja, o Centro de Interpretação, o Centro de Documentação, o Café, a Loja e o Paisagismo Cultural. Um investimento de R$ 10,5 milhões. “Uma importante parte da história do Brasil e do povo capixaba está em Anchieta, preservada com o devido respeito e reconhecimento que merece”, afirma o deputado Evair.
O padre que virou santo tem uma grande história de fé, cultura e amor pela cidade de Anchieta e pelo Brasil. Ele não só trabalhou como catequista, mas também se tornou dramaturgo, poeta, gramático, linguista e historiador. Vale ressaltar que foi o autor da primeira gramática brasileira. Sua história é vasta e contribuiu para a fundação de importantes cidades brasileiras, como São Paulo, por exemplo. Também fundou colégios e igrejas.
Em 1577, foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, função que exerceu até 1585. Em 1595, Anchieta retirou-se para Reritiba, hoje a cidade de Anchieta, onde permaneceu até seu falecimento, aos 63 anos de idade, em 9 de junho de 1597. Em Anchieta ele construiu a igreja de Nossa Senhora da Assunção, hoje o Santuário Nacional de São José de Anchieta.
A assinatura do decreto de canonização do Apóstolo do Brasil ocorreu 417 anos depois de sua morte, no dia 24 de abril de 2014, pelo Papa Francisco, em Roma. No relatório final dos postuladores sobre a vida do jesuíta, um documento de 488 páginas, há o registro de 5.350 histórias de pessoas que alcançaram graças rezando a José de Anchieta.
Segundo o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, 9 de junho é um dia especial para o povo de Anchieta, data que celebra a morte de um jesuíta que ajudou na fundação da cidade, que se tornou mártir e santo pela Igreja Católica. “Somos privilegiados, temos um santo para chamar de nosso e sediamos um Santuário Nacional. É com certeza um dia de comemoração, pois, além de santo, José de Anchieta foi uma pessoa que se dedicou para formação e construção da nossa história e da cultura”, disse.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
QUINTA 09/06
SANTUÁRIO NACIONAL
15H – TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO PARA SEDE DO
MUNICÍPIO DE ANCHIETA.
17H – MISSA SOLENE DO APÓSTOLO E PADROEIRO DO BRASIL.
TRANSMISSÃO AO VIVO – PELA TV SÉCULO 21
18H30M – QUEIMA DE FOGOS
PALCO PRINCIPAL
21H – BANDA SOM DO POVO
23H – BANDA PELE MORENA
SEXTA 10/06
PRAIA CENTRAL
TENDA CULTURAL
16H – APRESENTAÇÕES CIRCENSE
17H – SHOW DE MÁGICA
19H30 – BANDA MARAJAH
PALCO PRINCIPAL
21H – NEW PLACE BAND
23H – JOÃO VICTOR E VINÍCIUS
SÁBADO 11/06
PRAIA CENTRAL
TENDA CULTURAL
16H – APRESENTAÇÕES CIRCENSE
17H – APRESENTAÇÃO TEATRAL
18H – CAPOEIRA LIBERTAÇÃO
19H30 – DOUGLAS LOPES E BANDA
PALCO PRINCIPAL
21H – BANDA TOMAÊ
23H – BANDA BADALLADOS
DOMINGO 12/06
PRAÇA DOS IMIGRANTES
14H30M – GRUPO SAMBLECK
17H – CANTOR SULINHO
Compartilhe nas redes sociais