A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta e o Hospital Padre Humberto estão desenvolvendo um projeto inovador para melhorar o atendimento pediátrico na região. A criação de um Pronto Socorro Infantil visa garantir um acolhimento mais eficiente a crianças que necessitam de cuidados de urgência e emergência, com a oferta de atendimento 24 horas por dia.
Com a proposta em andamento, o Pronto Socorro do Hospital Padre Humberto se tornará uma referência em atendimentos pediátricos, focando em crianças de 0 a 15 anos e 11 meses. O Pronto Atendimento Municipal (PA), por sua vez, será destinado a pacientes maiores de 16 anos. Uma comissão foi criada para avaliar a viabilidade do novo serviço, considerando a adaptação do espaço, recursos humanos e equipamentos necessários. Os estudos já começaram e as primeiras conclusões deverão ser apresentadas em breve aos Conselhos do Hospital e Deliberativo Mepes.
O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Renato Lorencini, destaca a importância da implementação do Pronto Socorro Infantil: "Hoje, quando há urgências com crianças, as famílias precisam se deslocar para outras cidades para obter atendimento pediátrico. Com a implementação deste novo serviço, garantiremos um atendimento especializado mais próximo, com mais agilidade e segurança para as crianças e seus pais." Ele enfatiza que a iniciativa faz parte do compromisso de oferecer uma saúde mais acolhedora e organizada, especialmente para o público infantil.
Além das urgências, o novo modelo também reestrutura a Rede de Atenção às Urgências em Anchieta, permitindo que o PA concentre seus esforços no atendimento ao público adulto. Nos casos que exigirem internação, o PA encaminhará os pacientes adultos para o hospital, que contará com leitos disponíveis e médicos clínicos à disposição 24 horas. Internações pediátricas também seguirão o mesmo procedimento.
Por fim, uma nova parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Mepes e o Governo do Estado possibilitará a realização de cirurgias eletivas no município, como as de varizes, anteriormente realizadas em outras cidades, passando a ser feitas em Anchieta.
Foto: [Autor da Foto]