
As fortes chuvas que caíram ontem e hoje causaram prejuízos e muitas tragédias em várias cidades do do Sul do Espírito Santo. O Governador do Espírito Santo que já esteve em Iconha, agora foi para Alfredo Chaves, onde foi constatar as perdas sofridas pela população.
Em companhia do chefe da Defesa Civil do Estado e dos Bombeiros Militares, Renato Casagrande leva apoio aos prefeitos municipais e coloca o Estado à disposição para amenizar as perdas sofridas.
Confira as informações até o momento sobre a tragédia causada pelas chuvas no Sul do ES

“Iconha acabou”, desabafa prefeito de cidade do ES destruída pela chuva
O prefeito João Paganini vai decretar estado de calamidade pública, o que pode ajudar o município a conseguir recursos com os governos estadual e federal de forma mais rápida.
O prefeito de Iconha, João Paganini, conversou com a reportagem de A Gazeta sobre o cenário de destruição do município após o temporal que atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (17) e a madrugada deste sábado (18).
A prefeitura ainda não conseguiu calcular os prejuízos da cidade, mas se sabe que o comércio do município ficou praticamente destruído. Paganini vai decretar estado de calamidade pública, o que pode ajudar o município a conseguir recursos com os governos estadual e federal de forma mais rápida.
“Iconha acabou. Tenho 54 anos que moro aqui e nunca tinha visto um cenário triste desses. Vamos precisar da ajuda do governador e do presidente para reconstruir a cidade”, relatou o prefeito, que destacou a ajuda que o município vem recebendo. “Chega caminhão-pipa um atrás do outro”.
Em Iconha, pelo menos duas mortes foram registradas. Um homem foi encontrado morto no quintal de uma casa na comunidade de Bom Destino, em Iconha, na madrugada deste sábado (18). A suspeita é de que ele tenha morrido afogado devido aos alagamentos no município. Outra pessoa também morreu ao ser levada pela enxurrada.
Várias comunidades do município estão isoladas por causa de alagamentos e pela lama nas ruas. Nem o hospital Danilo Monteiro Castro escapou da tragédia. Segundo a Defesa Civil, a água atingiu até o segundo pavimento do hospital.
Acompanhe as Notícias da Enchente em Iconha-ES

Cinco mortes e dezenas de pessoas desalojadas até a manhã deste sábado (18).
Cinco mortes estão confirmadas no sul do estado, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, até a manhã deste sábado (18). O número refere-se a dois moradores de Iconha e três de Alfredo Chaves.
Confira mais notícias sobre a tragédia em Iconha e Alfredo Chaves-ES
- Cinco mortes e dezenas de pessoas desalojadas
- Duas pessoas ficam presas aos escombros
- Casal de idosos morre soterrado em Alfredo Chaves após deslizamento
- Governador Renato Casagrande acompanha os trabalhos em Iconha
- Iconha amanheceu com cenário de guerra
- Vídeos da Enchente em Iconha no ES
- Enchente em Iconha: Rio Sobe 4 metros e arrasta tudo no centro da Cidade
Alagamentos e deslizamentos deixaram aproximadamente 32 pessoas desabrigadas e desalojadas. As cidades mais atingidas são Iconha e Alfredo Chaves, mas outras cidades do estado também alertam atenção à munícipes que moram em lugares de risco.
Duas pessoas ficam presas aos escombros em Cachoeiro
As chuvas que castigaram o Sul do Estado também causaram muitos problemas em Cachoeiro de Itapemirim. No Bairro Nossa Senhora da Penha, uma casa desabou na madrugada deste sábado (18). Dentro da residência, no momento do desastre, estavam três crianças e dois adultos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local por volta das 4 da manhã, as três crianças foram retiradas dos escombros sem lesões, antes mesmo da chegada do socorro. Elas foram levadas, por moradores, para o Hospital Infantil de Cachoeiro.
Duas pessoas permaneceram presas sob a laje da casa, presas pela cintura e pernas, ambas conscientes, até a chegada dos Bombeiros. As vítimas foram resgatadas e encaminhadas para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. O local do desabamento foi isolado.
Casal de idosos morre soterrado em Alfredo Chaves após deslizamento
Um casal de idosos morreu na noite desta sexta-feira (17) em Alfredo Chaves, após deslizamento causado pela forte chuva no município. Eles moravam no bairro Cachoeirinha e a casa foi soterrada.
Estamos em busca de mais informações sobre o caso da enchente que assolou Iconha no Espírito Santo. A qualquer momento mais notícias sobre essa tragédia no Sul do ES.
Com eles estava o neto, que foi resgatado pela vizinhança ainda com vida. Os moradores próximos contam que ele estava machucado e foi encaminhado para o hospital de Vitória. Até o fechamento da matéria, nomes e idades não foram informadas.
O Ginásio de Esportes Municipal está recebendo as famílias desalojadas. Em caso de emergência, acione o telefone da Defesa Civil Municipal: (27) 98134-2415.
Cenário de Destruição e Morte em Iconha
A cidade de Iconha foi uma das mais atingidas pelas chuvas nas últimas horas. O dia deste sábado (18) amanheceu com cenário de destruição e pessoas desalojadas. Um homem foi encontrado morto no quintal de casa na comunidade de Bom Destino, no interior da cidade, nessa madrugada. A suspeita é de que ele tenha morrido afogado.
O município deve decretar estado de calamidade pública. Autoridades estão acompanhando trabalhos de resgate, depois do rio ter subido mais de quatro metros durante o período da noite, derrubando pontes e arrastando carros, móveis, placas de trânsito e até um caminhão.
Estamos em busca de mais informações sobre o caso da enchente que assolou Iconha no Espírito Santo. A qualquer momento mais notícias sobre essa tragédia no Sul do ES.
Segundo a Defesa Civil, o nível subiu por conta do aumento do nível do rio de Vargem Alta. A água atingiu até o segundo andar do hospital Danilo Monteiro Castro e, na manhã de hoje, bombeiros estão sendo preparados para fazer resgates de pacientes.
Todo o comércio do centro de Iconha foi perdido e comunidades estão isoladas por causa de alagamentos e pela lama nas ruas.
MOBILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Internautas estão nas redes sociais desde a noite de ontem (17) publicando vídeos e fotos da situação na cidade de Iconha. O sábado amanheceu com pessoas e entidades religiosas se mobilizando para recolher mantimentos, água, objetos pessoais, entre outras coisas que possam ajudar os munícipes atingidos pela forte chuva nessa madrugada.
As doações serão encaminhadas não só para Iconha, mas também para Vargem Alta e Jaciguá, que também sofreram devastações após alagamentos.
As principais referências de doações nas cidades estão sendo as igrejas católicas. Estão divulgando em suas redes sociais os pontos para se deixar doações em prol das pessoas que perderam seus pertences nas cidades atingidas.
Vídeos mostram enchente no ES: Até carros são arrastados pela água em Iconha
A enchente em Iconha arrasta até carros no centro da cidade, essa possivelmente tará sido a maior do gênero nos últimos anos, prejuízos sequer podem ser contabilizados até o momento.
O município de Iconha está em Alerta Máximo após Enchente no Espírito Santo. A Defesa Civil pede que moradores abandonem áreas de risco e busquem um local seguro.
A Defesa Civil de Iconha emitiu um alerta para que as famílias deixem as casas que estão em áreas de risco. O Rio Iconha, que corta a cidade, já está quatro metros acima do nível normal.
Pelas redes sociais, o prefeito da cidade, João Paganini, fez o alerta. “Chove muito forte por todo o nosso município. O rio continua a subir e nossa equipe já está toda em campo para monitorar e socorrer as famílias necessitadas”.
A prefeitura informou que as equipes estão monitorando e, em caso de emergência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone (28) 99921-4323.
A enchente em Iconha ocorrida na noite de ontem (17/01) pode ter sido a maior de sua história. O município que fica no Sul do Espírito Santo está sofrendo as fortes chuvas que caíram na cidade.
Quem conhece a cidade se assusta com as cenas, pois o volume d’água é realmente muito grande, o prefeito João Paganini ontem a noite afirmou que o nível do rio estava chegando a 4 metros e continuava a subir.
Internauta postou vídeos da enchente em Iconha no Twitter
O vídeo postado no Twitter por Karla Maria @karlinhamaria mostra um posto de combustíveis no centro da cidade tomado pela correnteza, no entanto um detalhe que pode passa despercebido é a presença de uma pessoa agarrada a coluna central da cobertura do posto.
Pelas imagens disponibilizadas nas redes sociais também dá para se ter uma noção da altura, pois o nível da água no momento das filmagens já estava chegando ao teto das construções baixas.
Caos total na enchente em Iconha
Até o hospital da cidade foi prejudicado com a inundação, os prejuízos somente serão conhecidos na manhã de hoje (18). Com relação ao número de vítimas também não há informações sobre feridos ou desaparecidos, no entanto nenhuma possibilidade está descartada.
O Governador Renato Casagrande informou que as chuvas causaram danos em várias cidades do Sul do ES. Citando entre elas Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua, Vargem Alta e Marechal Floriano.
Alerta Laranja
Apesar de todo o estrago o alerta de chuvas tinha a indicação laranja, ficando atrás da vermelha que o alerta máximo, vale salientar que o Estado já teve a emissão de alerta vermelho nos últimos dias.

Rio Sobe 4 metros e arrasta tudo no centro Iconha no Espírito Santo
A enchente em Iconha ocorrida na noite de ontem (17/01) pode ter sido a maior de sua história. O município que fica no Sul do Espírito Santo está sofrendo as fortes chuvas que caíram na cidade.
Quem conhece a cidade se assusta com as cenas, pois o volume d’água é realmente muito grande, o prefeito João Paganini ontem a noite afirmou que o nível do rio estava chegando a 4 metros e continuava a subir.
Confira as Fotos da Enchente no Sul do ES












Mais notícias do Espírito Santo a qualquer momento, pois estamos em busca de mais informações sobre mortos e desaparecidos nas enchentes e alagamentos que assolaram o Sul do ES e principalmente Iconha-ES.
[…] entanto as cidades capixabas como Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta devem aumentar seus alertas de atenção, pois no último fim de semana sofreram com […]
[…] entanto as cidades capixabas como Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta devem aumentar seus alertas de atenção, pois no último fim de semana sofreram com […]