Trinta líderes comunitários do interior e da Grande Vitória foram homenageados em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (5) na Assembleia Legislativa (Ales). Nesta data é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário, instituído pela Lei Federal 11.287/2006. Eles receberam certificados pelos trabalhos desenvolvidos junto às respectivas comunidades.
Proponente da solenidade, Tyago Hoffmann (PSB) destacou que os líderes comunitários são o primeiro elo entre a população e a classe política. “Muitas vezes uma pessoa que está sofrendo numa comunidade carente não consegue acessar um político, mas através da liderança consegue fazer chegar para resolver um problema. É um vereador ou deputado sem mandato eletivo, mas eleito pela comunidade”, disse.
Para o parlamentar, os líderes são cobrados para solucionar determinadas demandas mesmo sem ter os instrumentos necessários, por isso precisam de capacidade de articulação. “Às vezes um problema que parece pequeno, pode ser grande para a comunidade. Uma lâmpada apagada pode ser um problema de segurança, pode acontecer um crime no local”, pontuou.
Ele solicitou um minuto de silêncio para homenagear Andreia Maria José da Silva, a Batatinha, líder comunitária de Vitória, que morreu nesta sexta. “Foi um exemplo de liderança comunitária. Conhecida por sua fidelidade, não media esforços para cumprir seus compromissos e lutar por suas comunidades. Um legado de perseverança e conquista”, ressaltou.
Representante da Federação das Associações dos Moradores e Movimentos Populares (Famopes) e coordenador estadual da Central dos Movimentos Populares (CMP-ES) Mário César Moreira, o Mário Negão, do bairro Zumbi, Cachoeiro de Itapemirim, falou que o líder comunitário atua em prol das comunidades por amor, sem receber nada a mais por isso.
Negão elogiou trabalho de Hoffmann à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), salientando que ele levou oportunidades para os bairros mais carentes de todo o Estado por meio do programa Qualificar ES, que oferece cursos de qualificação profissional. Ele ainda cobrou mais políticas públicas voltadas para a população negra e um maior envolvimento das mulheres na política.
A secretária de Estado dos Direitos Humanos, Nara Borgo, informou que atualmente existem 14 Centros de Referência da Juventude (CRJ), que atendem, cada um, 1,2 mil jovens por mês nas comunidades mais periféricas do Espírito Santo. “O recorte é para juventude negra”, enfatizou. Também citou que o projeto ABC da Cidadania é destinado às comunidades quilombolas e que o governo lançou essa semana uma cartilha voltada para a educação antirracista nas escolas.
Em nome dos homenageados discursou Marcelo Rosa da Costa, o Marcelinho, liderança de Barramares, Vila Velha. Ele lembrou que entre os principais temas que envolveram as comunidades nos últimos anos estiveram a expansão do Sistema Transcol e o retorno do Aquaviário. Para ele, ser liderança é ter disposição de assumir riscos, querer fazer a diferença e ficar incomodado com a realidade enfrentada nas comunidades.
Além dos citados, fizeram parte da mesa de honra os vereadores por Vila Velha Joel Rangel (PTB) e Patrícia Crizanto (PSB); por Cariacica Amarildo Araújo (PSB); e por Guaçuí Vitor Moares (PDT) e Nelsinho Salvador (PP); e o diretor de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader.
Confira a lista dos homenageados com certificados:
1 – Elder Camilo Langa (Famopes)
2 – Evandro Ivan Lira (secretário da Associação Aprona, Conselheiro da Escola Comunitária Rural Municipal do Giral)
3 – Victor Paiva Azevedo (Bairro Crispim, Mimoso do Sul)
4 – Marcelo Logo Brambati (Bairro São José, Guarapari)
5 – Alexandre Pereira Machado (Bairro Jabaraí, Guarapari)
6 – Tiago de Souza Martins (Grande Goiabeiras, Vitória)
7 – Ana Maria dos Santos (Comunidade Povoação, Linhares)
8 – Andrea Aparecida Ferreira Anchieta (Comunidade Povoação, Linhares)
9 – Paulo Cordeiro de Araújo (presidente da Associação Nova Vida e do Assentamento Luiz Taliully Neto, Guaçuí)
10 – Vanderlei Rodrigues Barreto (Bairro Cocal, Vila Velha)
11 – Jose Antônio da Costa (representado por Gérson Nascimento Moura – Comunidade São Felipe)
12 – Paulo Sérgio Nascimento (Comunidade São Felipe)
13 – José Ricardo da Silva (representado por Lucimar Moreira da Costa – Bairro Manoel Monteiro Torres)
14 – Delair Foreschi Guimarães (Volta de Caratoíra, Vitória)
15 – Aline Neme Braz Milotti (Bairro Chácara Parreiral, Serra)
16 – Marli Manzoli Cosme (Bairro Jockey de Itaparica, Vila Velha)
17 – Fabrício Pancotto (Jardim da Penha, Vitória)
18 – Josenir Gonçalves (Comunidade Dom João Batista, Ilha do Príncipe, Vitória)
19 – Benedito Domingos dos Santos (Bairro Mario Cypreste, Vitória)
20 – Marcos dos Santos Silva (Bairro Jesus de Nazareth, Vitória)
21 – Mário César do Nascimento Moreira “Mário Negão” (Famopes e CMP-ES)
22 – Alcydenis Oliveira Dias (Bairro Planeta, Cariacica)
23 – José Correa de Oliveira (Vera Cruz)
24 – Maíra Cristina Sassi (Centro, Vila Velha)
25 – Luciano Paixão Gonçalves (Bairro Una e Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Guarapari)
26 – Wanderson Pio da Silva Lyra “Carequinha” (Bairro São José, Vitória)
27 – George Guanabara Junior (Colina de Laranjeiras, Serra)
28 – Andreia Cristina Almeida Coelho (Grande Goiabeiras, Vitória)
29 – Marcelo Rosa da Costa “Marcelinho” (Barramares, Vila Velha)
30 – Gilson Barcelos Gomes “Xará” (Bairro Romão, Vitória)
Sessão solene proposta pelo deputado Tyago Hoffmann destacou papel de representantes que atuam como elo entre comunidades e poder público
Ales reconhece trabalho de líderes comunitários
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Ales reconhece trabalho de líderes comunitários