25 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
25 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESAles homenageia jubileu de federação empresarial - Notícias da ALES

Ales homenageia jubileu de federação empresarial – Notícias da ALES

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou, nesta quinta-feira (30), sessão solene em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes). Na solenidade, 30 pessoas que contribuíram para a história da instituição foram homenageadas com placas e outras duas foram agraciadas com comendas.

A proponente da sessão, deputada Janete de Sá (PSB), falou sobre a importância da data. “Com a iniciativa de defender a livre iniciativa e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de nosso estado, a entidade está comemorando bodas de ouro de uma história de sucesso, promovendo a integração entre as associações comerciais de diversos municípios e regiões do Espírito Santo, e merece o nosso aplauso”, afirmou a parlamentar.

“Hoje estamos aqui para ressaltar a importância da Faciapes e reconhecer o mérito das pessoas que já vieram, que passaram por esses 50 anos, que estão construindo essa história de sucesso e que preparam as associações comerciais capixabas para os novos desafios do comércio, contribuindo com a melhor gestão dos negócios capixabas e oferecendo produtos acessíveis e de qualidade à população de nosso estado”, concluiu a deputada.   

Álbum de fotos da solene

O presidente da federação, Arthur Avellar, lembrou que o associativismo comercial no estado tem uma história longa. “A Faciapes faz 50 anos agora, mas o movimento empresarial de associações comerciais é centenário no estado do Espírito Santo. Nós temos aqui Cachoeiro de Itapemirim, que completou 90 anos, nós temos Alegre, que completou 96 anos; a Associação Comercial de Vitória está em torno de uns 120 anos”, comentou. 

“Se observarmos, foi o primeiro movimento empresarial, antes de o sindicalismo ter nascido, a associação comercial de Alegre, de Cachoeiro, já existia. Foi a primeira voz organizada do empresário capixaba, foram as associações. Daí nasceram outras entidades que nós temos respeito e colaboraram bastante”, complementou.

O gestor falou sobre a relevância das associações comerciais no Brasil citando obras literárias consagradas. “Na verdade, no Brasil, as associações comerciais datam de mais de 200 anos. Se nós observarmos, no livro de Jorge Amado, ‘Gabriela’, o personagem Nacib se candidatou a segundo secretário da associação comercial de Ilhéus, para que ele galgasse um espaço na sociedade cacaueira de Ilhéus. Graciliano Ramos canta a Associação Comercial de Alagoas em diversas páginas do seu livro ‘Angústias’, são entidades históricas”, pontuou.
  
Homenageados com a Comenda do Mérito Agrícola

Placas e comendas foram entregues em solene realizada para comemorar os 50 anos da Federação das Associações Comerciais e Empresariais

Ales homenageia jubileu de federação empresarial

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Ales homenageia jubileu de federação empresarial

Confira Também