23.4 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23.4 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESÁgua: combate ao desperdício em debate - Notícias da ALES

Água: combate ao desperdício em debate – Notícias da ALES

A importância da educação ambiental para enfrentar a insegurança hídrica e combater a cultura do desperdício foi apontada pela professora e mestre em política social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Tânia Silveira, na palestra de encerramento da Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce, realizada nesta quinta-feira (23).

Fotos da Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce

A  doutoranda em Ciências Sociais abordou o tema “A relação do indivíduo com o meio ambiente”. Para a plateia formada por estudantes de escolas do ensino médio da Grande Vitória, Tânia Silveira fez um apanhado sobre as crises hídricas ao longo da história e lembrou a maior seca do Espírito Santo, ocorrida em 2016. Ela apontou a importância da “revisão do estilo de vida baseado no uso irracional dos recursos naturais, especialmente da água”.

Tânia citou, ainda, os impactos que o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) representaram para o meio ambiente em todo o seu contexto, enfatizando a situação atual do Rio Doce. A professora avaliou que a semana organizada anualmente pela Ales é um projeto extremamente relevante para a preservação dos recursos hídricos. “(…) é papel do poder público cuidar da prevenção, da orientação, da educação para as gerações futuras”, destacou. 

A palestrante falou sobre o dever de todos com o futuro, mas também da necessidade de ações no presente. “Então, é um apelo que eu faço para que a Assembleia Legislativa pense projetos para o controle da poluição dos rios e das águas, muito seriamente (…) no Espírito Santo estamos caminhando a passos largos para um problema não só de crise hídrica, mas de seca, de fato, mudanças no ambiente que são sérias”, atentou. 

O coordenador da Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe/Rio Doce), Hernandes Bermudes, ressaltou em sua fala sobre a mudança de hábitos e cuidados com o meio ambiente, destacando a água. “O objetivo central é fazer com que todos nós possamos ter um novo olhar para a água, criando uma nova consciência”, afirmou. 

Hernandes também destacou o intuito da Semana de Proteção do Rio Doce, realizada pela Ales. “O que a Assembleia Legislativa quer, ao convidar a Tânia, que ela seja uma multiplicadora e para que vocês possam fazer a mesma coisa em suas casas”, enfatizou. 

Semana

A Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce teve início na segunda-feira (20), com palestras que abordaram a importância da proteção dos recursos hídricos, em especial o Rio Doce. Organizada pela Cipe/Rio Doce, teve como tema central “Preservar os rios é cuidar das futuras gerações”.

No encerramento da Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce, palestrante alertou para a necessidade de rever modelo de uso dos recursos naturais

Água: combate ao desperdício em debate

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Água: combate ao desperdício em debate

Confira Também