24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesPiúma“Agosto Lilás” é tema de Roda de Conversa em Piúma proposta pelo...

“Agosto Lilás” é tema de Roda de Conversa em Piúma proposta pelo Jornal debate violência contra a mulher

Um tema de todos os dias, violência contra a mulher. O Jornal “Espírito Santo Notícias” convidou a secretária de Estado da Mulher, Jacqueline Moraes, para participar da Roda de Conversa, “Agosto Lilás”. Uma tarde de emoção e debates.

A primeira “Roda de Conversa” do “Agosto Lilás”, proposta pelo Jornal Espírito Santo Notícias e abraçada pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde de Piúma, abordou o combate à violência contra a mulher e a importância das redes de apoio. No centro da roda, a Secretária Estadual da Mulher, Jacqueline Moraes. Os convidados puderam participar de um momento ímpar de emoção e debates necessários. O encontro foi nesta quarta-feira, 09, no Auditório da Secretaria de Assistência Social.
O Jornal convidou os diretores das escolas municipais de Piúma, através do secretário de Educação, os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, a direção do Hospital, a Polícia Civil, o Instituto Fepnes, o Movimento de Mulheres de Piúma – Momup, entre outros.
Para a diretora do Jornal, Luciana Maximo, enfrentar a violência contra a mulher significa muito mais que denunciar o agressor e fazer o Boletim de Ocorrência. “A roda conversa trouxe convidados que participaram colocando suas ideias e questionamentos. Para onde vai uma mulher ameaçada de morte pelo ex, que afirma que vai matá-la? Quem vai socorrê-la? E se ele for preso, como vai sobreviver esta mulher e seus filhos? E se ele sair da prisão, vai matá-la? O marido a chamou de burra, de gorda, isso é violência? Cárcere mental, o que é?”.

O prefeito Paulo Cola também participou da Roda de Conversa e destacou um pouco da sua experiência na Polícia Militar, onde atuou quase 25 anos. Em tempo, agradeceu à jornalista, Luciana Maximo, pelo carinho dela com as pautas sociais. Saudou todas as mulheres em nome de Jaqueline Surrage, secretária de Assistência Social.
“As pessoas às vezes não se importam com números, eu arrisco que, na atualidade, quase 50% dos atendimentos da Polícia Militar estão diretamente ligados à violência doméstica. É um dado alarmante, soma tudo: acidentes de trânsito, todos os tipos de mortes violentas, tráfico de drogas, lesão corporal, furtos, roubos, tudo quanto é crime, e ainda; talvez não dê a quantidade de atendimentos que é relacionado à violência doméstica. São dados alarmantes e que demonstram que, se quiser mudar uma sociedade e dar qualidade de vida, você tem de ter coragem, sobretudo de encarar de maneira profissional, encampar esta luta”, frisou o prefeito Paulo Cola.
A secretária Estadual da Mulher, Jacqueline Moraes, frisou a importância das redes de apoio à mulher e das políticas de enfrentamento. Ela lembrou que são vários tipos de violência e muitas das vezes, as mulheres vítimas se sujeitam a relacionamentos com homens agressivos porque não tem para onde ir. Muitas moram em uma casa no quintal da sogra, ou no andar de cima, e o marido fica na casa, elas não têm para onde ir.
Oportunamente, Jacqueline pontuou que é preciso que as prefeituras incluam nos seus PPA’s recursos para a criação das casas abrigos e afirmou que recurso federal tem para isso. O Estado possui apenas a Casa Cândida, para mulheres em iminente risco de morte, como se fosse a alta complexidade. E falou sobre o Pacto de Enfrentamento à Violência contra a mulher, cujo objetivo principal é prevenir, combater e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, a partir de uma visão integral desse fenômeno, construindo uma rede de atendimento articulada e garantindo os direitos das mulheres.
A secretária de Assistência social, Jacqueline Surrage, frisou que, a pasta também está realizando diversas ações dentro da campanha “Agosto Lilás”.

“Eu quero parabenizar o Jornal “Espírito Santo Notícias” pela iniciativa de ter feito esta roda de conversa aqui, em Piúma. Eu gostei demais de todas as falas, de todas as pessoas que participaram da roda e debateram o tema, principalmente, levando em consideração o contexto social da cidade de Piúma. Eu sei que é uma cidade, embora muito pequena, e que às vezes a gente pense que situações de violência contra a mulher só acontece em cidades grandes como Vitória, São Paulo, Rio, uma grande porcentagem, Piúma com um número de habitantes muito menor do que o número de habitantes de uma capital, tem números assustadores e tipos de ocorrência de violência contra a mulher assustadora também. Todas as falas, a respeito de ocorrências que aconteceram em outras cidades maiores e capitais, não estiveram distantes da realidade de Piúma, que é um lugar onde vários feminicídios já aconteceram com requintes terríveis contra a mulher, aconteceram. Parabéns para a direção do evento, pela inciativa. Iniciativas como esta tem de ter pelo menos uma vez por ano, porque é urgente debater estas questões. Ressalto também a importância de ter uma casa de acolhimento à mulher, é extremamente necessário, em todas as cidades do Brasil, e, inclusive, em Piúma também”, ressaltou ao artista Sir Lwke Michael que fez uma bela apresentação musical no início da Roda de Conversa.

A jornalista, Luciana Maximo, evidencia a urgência da criação do Conselho Municipal da Mulher, a criação de uma casa abrigo, mais atenção, na íntegra, à saúde da mulher, inclusive à mental, capacitação e oportunidade de emprego e renda. “Precisamos hastear todas estas bandeiras e a secretária Estadual Jacqueline Moraes veio nos dar as mãos para que possamos buscar mecanismos que possam contribuir para a proteção da mulher em Piúma”.
O jornal “Espírito Santo Notícias”, ao longo de sua trajetória, cobriu muitos casos de feminicídio e tem consciência que, muito mais do que estampar fotos e manchetes, tem o compromisso de difundir informações que possam esclarecer às vítimas, a cerca dos seus direitos, e conscientizar aos homens que, a violência contra a mulher destrói toda a família.

Agosto Lilás

Fotos: divulgação

O “Agosto Lilás” é o mês dedicado à realização de campanhas de prevenção à violência contra a mulher. É o mês que a lei “Maria Penha” completa aniversário. O Jornal veste esta camisa.
Em Piúma, todo dia é registrado, na Delegacia, pelo menos um caso de violência contra a mulher. A maioria acontece dentro de casa e culmina com um desfecho cruel.
Ontem, foi muito especial receber todos, todas: o prefeito Paulo Cola, o secretário de Educação, Jonaci Garcindo, a chefe de gabinete, Lenilce Carvalho, a ex-vereadora, Sandra Feres, a secretária de Assistência Social, Jacqueline Surrage, a advogada criminalista dra. Marina Feres, as procuradoras: geral, Letícia Martins e Danielli Degasperi, as técnicas da Assistência Social, a representante do Colégio Paulo Freire, professora Thayane Oliveira, a secretária do PSB Municipal, dra. Luciana Pereira, a presidente do Movimento de Mulheres de Piúma, Catarina de Souza, a representante da Secretaria de Saúde, enfermeira RT do Hospital, Alessandra, uma das diretoras do Instituto de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado + Diversidade, Karla Regina, os diretores das Escolas de Piúma, o secretário de Cultura, Juarez Taylor, o presidente do PSB de Piúma, Vladmir Borges entre outras personalidades.
Tivemos uma belíssima apresentação do artista Sir Lwke Michael, um lanche delicioso e um momento necessário para a Campanha “Agosto Lilás”.

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Piúma a Cidade das Conchas

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.