Agentes da Guarda de Itapemirim vão a Cachoeiro para conhecer projetos de sucesso

Agentes da Guarda de Itapemirim vão a Cachoeiro para conhecer projetos de sucesso
Agentes da Guarda de Itapemirim vão a Cachoeiro para conhecer projetos de sucesso

 

O município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Defesa Social enviou na última terça-feira, 19, dois Agentes da Guarda Civil Municipal de Itapemirim para fazerem uma visita técnica à Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim a fim de conhecerem a teoria e a prática de dois projetos preventivos de sucesso no município: “Ronda de Apoio à Família”- RAFA e Ronda Preventiva Escolar – ROPE.

Segundo Marcos Duarte Gazzani, Secretário Municipal de Defesa Social, o objetivo da visita é implementar projetos similares em Itapemirim. “A Guarda Civil Municipal tem como parte de suas funções contribuir para a redução dos fatores geradores da violência social e fortalecimento das regras de convivência, promovendo na sociedade uma interação harmoniosa, civilizada e fraterna”, enfatiza.

Participaram da visita a técnica a inspetora GCM Maria e o GCM Roney, ambos da equipe voluntária de projetos da Guarda Municipal de Itapemirim. Os agentes de Itapemirim tiveram a oportunidade de acompanhar o atendimento à três famílias e uma escola, e com isso ver na prática o quanto estes projetos estão dando certo, e vão ser importantes para ser aplicado dentro do contexto do município.

O projeto RAFA, coordenado pela GCM Denise, atende mulheres e/ou famílias que sofreram algum tipo de violência doméstica realizando visitas tranquilizadoras periódicas e o atendimento imediato diante de descumprimento de medida protetiva. Atualmente o projeto assiste 67 mulheres e famílias de Cachoeiro, sendo referência no sul do Estado.

Já o projeto ROPE, gerenciado por outra agente, a GCM Mirian, faz atendimento às escolas com alto grau de vulnerabilidade, visitando 5 escolas escolhidas pela secretaria de educação, onde são apresentadas palestras e diversas atividades extracurriculares no decorrer do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − dezesseis =